Artista lança projeto com 10 poemas musicados

cultura

Artista lança projeto com 10 poemas musicados

“Lígia MS - Uma conversa de rotina” dá nome à iniciativa da poetisa Lígia Maria Scarello, financiada pela LIC-RS, que evidencia o protagonismo das mulheres na arte regional

Por

Artista lança projeto com 10 poemas musicados
Projeto consiste na gravação de um disco e um videoclipe com mulheres da região. (Foto: Divulgação)
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Poemas de amor viraram músicas pelas vozes de mulheres da região, com o projeto Lígia MS – Uma conversa de rotina. A iniciativa da poetisa encantadense Lígia Maria Scarello foi financiada pela Lei de Incentivo à Cultura (Lic-RS), e conta com a gravação de um disco físico e digital, além de um videoclipe para a divulgação nas redes sociais. O lançamento será em 2022.

As letras das canções são de poemas de Lígia que foram musicados, e todas as faixas do disco são interpretadas por mulheres de destaque no cenário artístico regional. Entre elas, Regiane Assolini, Nice Porto, Cristiana Pretto, Monycah Ramos, Clary Costa, Stella Maris Reckziegel, Andreia Marchini, Taiane Nunes, Betânia Bersch Delazeri e Paula Rodriguez, e a declamadora Márcia Raquel Graciola.

Como coautores das canções, integram o projeto os compositores Beto Gonzales, Zoca Jungs e Fernando Graciola, responsável por arranjos e direção musical.

Mais do que um projeto de música autoral, a proposta tomou dimensão coletiva, com a possibilidade de dar destaque aos trabalhos dos mais de 35 colaboradores e artistas regionais que fazem parte da iniciativa, além de colocar a mulher em evidência.

A iniciativa

De acordo com Lígia, a ideia da gravação do disco surgiu de uma conversa entre a poetisa e Maurício Horn, da Gaita Produtora, que apoiou o projeto e complementou a proposta.

Até o momento, foram concluídas as gravações em estúdio e a captação de imagens. O próximo passo é a mixagem e masterização, para o lançamento do disco físico e digital nas plataformas de streaming, como Spotify.

“Nunca imaginei que chegaria a ter um CD com dez poesias minhas musicadas e uma declamada e que fosse um projeto eminentemente feminino como se tornou o Lígia MS – Uma Conversa de Rotina-Poesia Musicada”, destaca a poetisa.

Sobre a autora

Lígia é mãe de três filhos: Maria Augusta, Gustavo e Maria Luísa, e avó de Alice e Guilherme. Desde criança, gostava de escrever, mas parou com o hábito no ano 2000. Mais tarde, em 2015, retomou a atividade e, nos últimos dois anos, mais de 3 mil poesias foram colocadas no papel. A maioria sobre amor.

Algumas delas também foram publicadas nos livros “Amor de ficção” e “Brinco de pérolas”. E, em 2018, ela lançou a primeira obra de poemas infantis, “O livro de Alice”, em homenagem à neta.

Neste ano, em outubro, Lígia fez sua primeira incursão na poesia erótica e publicou o livro “Rascunhos eróticos -volume 1. Todas as obras foram lançadas pela Editora Alternativa.

Acompanhe
nossas
redes sociais