CRON projeta desafios para manter serviços de excelência

Produzido por Estúdio A

CRON projeta desafios para manter serviços de excelência

Diretor e médico Hélio Fernandes faz avaliação do ano, destaca certificação da ONA e projeta conquistas com mudança para Lajeado

Apresentado por

O ano de 2021 encerra com conquistas significativas para o Centro de Oncologia (CRON), que é referência em prevenção e tratamento do câncer no Vale do Taquari. São avanços que ainda repercutirão em mais qualidade e agilidade nos atendimentos e serviços prestados aos pacientes. Entre os projetos, conforme um dos diretores do Centro e especialista em Cirurgia Oncológica, Hélio Fernandes, está a transferência da sede de Estrela para o Edifício 300, no bairro São Cristóvão, em Lajeado. A mudança e outras ações previstas para o próximo ano, o médico detalha na entrevista a seguir.

Jornal A Hora – Mais um ano chega ao fim em meio à pandemia. Que avaliação o senhor faz de 2021 para o CRON neste cenário?

Hélio Fernandes – Chegamos ao final de mais um ano em vigência de uma pandemia, que nos trouxe incertezas e desafios, mas conseguimos manter nosso atendimento na sua plenitude, sem interrupções desde o primeiro momento, sem afetar a continuidade do tratamento de nossos pacientes. Mantivemos as medidas protetivas recomendadas à equipe e aos nossos pacientes, e não tivemos nenhuma notificação de casos de covid. Foram aproximadamente 1,6 mil atendimentos por mês ao longo do ano. Manteremos as medidas necessárias enquanto forem recomendadas pelos órgãos reguladores.

Jornal A Hora – Quais foram os principais desafios e conquistas deste ano?

Hélio Fernandes – O desafio de atravessar um período de pandemia, sem dúvida, foi importante. A necessidade de nos mantermos atualizados, oferecendo sempre tratamentos e tecnologia de ponta, é também um objetivo e desafio contínuo. A certificação plena pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), que atingimos no início deste ano, foi uma destas grandes conquistas. Foi fruto do esforço de toda a equipe ao longo de alguns anos e que nos coloca num patamar de excelência.

Jornal A Hora – Alguma novidade prevista em relação ao ONA? Ainda há alguma certificação que o CRON possa buscar?

Hélio Fernandes – A “Certificação de Excelência” foi uma conquista difícil, e é a certificação máxima existente até o momento. Mas não é uma titulação definitiva, portanto, deve ser mantida. Para tal, é periodicamente reavaliada pela certificadora ONA, o que dá mais credibilidade ao título. Nosso foco é manter nossas atividades alinhadas com as diretrizes e normas recomendadas para mantermos nossa certificação.

Jornal A Hora – O CRON anunciou a mudança para Lajeado, a partir de março do ano que vem. O que o novo endereço vai agregar em termos de novos serviços e benefícios para os pacientes?

Hélio Fernandes – As pesquisas efetivadas com nossos clientes e encaminhadores indicaram a necessidade de efetuarmos mudanças estruturais. Nossa convivência com o Hospital Estrela, ao longo destes anos, sempre foi e é harmoniosa. Porém, a necessidade de facilidade de acesso e de estacionamento foi um dos itens apontados. Na realidade, nossa atividade não necessariamente tem que estar dentro de um hospital. Passamos, então, a procurar uma nova localização e entendemos ter encontrado o melhor lugar. Foi feito um projeto específico para nossa atividade, ampliando a área atual e atendendo todos os itens de qualidade.

Jornal A Hora – Em relação à parceria com o Hospital Albert Einstein, que resultados positivos o senhor destaca e há novidades em relação a iniciativa?

Hélio Fernandes – O reconhecimento da qualidade dos serviços prestados pelo Hospital Albert Einstein é inquestionável. Nossa parceria com esta instituição visa termos acesso à sua tecnologia, ampliando o leque de exames inexistentes em nossa região, principalmente na área de sequenciamento genético, de importância cada vez maior na prevenção e no tratamento do câncer.

Jornal A Hora – Quais as principais ações práticas e iniciativas do CRON para 2022?

Hélio Fernandes – O CRON sempre esteve presente em projetos que visam proporcionar o crescimento do cidadão e da comunidade, foi assim no projeto “Pense”, do Grupo A Hora, e assim é no projeto “CRON Previne”, que divulga e promove a saúde. Para o próximo ano ampliaremos as ações do “CRON Previne” e novos projetos técnicos estão em estudo.

Jornal A Hora – Alguma outra consideração que gostaria de destacar?

Hélio Fernandes – Gostaria de aproveitar a oportunidade para dizer que o CRON se orgulha de estar na região há 23 anos e, em razão de estarmos no final de mais um ano, desejar aos nossos pacientes, familiares e à comunidade médica um Natal cheio de renovação e um Ano Novo com muita saúde e prevenção.

“A certificação plena pela ONA, que atingimos no início deste ano, foi uma destas grandes conquistas. Foi fruto do esforço de toda a equipe ao longo de alguns anos e que nos coloca num patamar de excelência.” Hélio Fernandes, diretor e cirurgião oncológico do CRON