Festa no Rio Taquari

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Festa no Rio Taquari

Por

Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A foto aérea que mostra diversas embarcações no Rio Taquari, em Lajeado, é a imagem do fim de semana. O encontro foi organizado por alguns proprietários de lanchas, balsas, jet-skis e outros veículos náuticos, e contou com apresentações musicais e boa oferta de alimentos e bebidas. Faz alguns dias, o próprio Jornal A Hora publicou uma interessante reportagem sobre a retomada dos eventos de lazer no leito do principal manancial da região. E reforçamos: é muito importante respeitar a boa diversão, e, ao mesmo tempo, fiscalizar eventuais abusos.

Não se trata de qualquer julgamento ou pré-julgamento. Uma guarnição especializada da Brigada Militar foi até o local e, ao que tudo indica, não atestou ou flagrou ilicitudes graves ou que pudessem justificar qualquer forma de intervenção mais severa sobre as águas do Rio Taquari. Entre os frequentadores do evento, aliás, uma presença ilustre: o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. O gestor, que possui uma balsa em sociedade com amigos, ficou pouco tempo no local. Ele chegou após o almoço e saiu antes mesmo do pôr do sol. Outros ficaram, e aproveitaram a noite.

O assunto, reforço, foi bastante debatido durante o fim de semana. E o debate tende a aumentar nos próximos meses ou anos. Afinal, o número de embarcações cresce de forma exponencial em todo o Vale, e a sociedade em geral (e regional) está se reaproximando cada vez mais do nosso Rio Taquari. Com a reaproximação, é natural que as possibilidades de eventuais conflitos ou abusos também sejam ampliadas. Diante disso, a ação da BM no sábado foi e será positiva para todos os interessados neste assunto.

A ação verificou cerca de 35 embarcações e estima em 150 o número de pessoas que participaram da festa fluvial. “Nenhuma ocorrência. Estava tudo dentro da normalidade, dentro e fora d´água”, garante um policial militar que participou da ação no sábado. E a receita é esta: não criminalizar de forma precipitada, respeitar o direito ao lazer ou esporte, e, por fim, não fechar os olhos para eventuais problemas. Isso vale para as ruas e avenidas da cidade, e também deve valer para o leito do Rio Taquari.


Teto de gastos

A Assembleia Legislativa deve apreciar 28 na sessão desta terça-feira. Dentre essas, o projeto que trata do teto de gastos para os poderes do Estado. A medida, se aprovada, valerá para os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública, administração direta, fundos, autarquias e empresas estatais. Os limites terão como referência a despesa primária empenhada no exercício anterior, corrigida anualmente pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).


“Nosso Prefeito”

Chama a atenção a forma com a qual os agentes públicos do Executivo de Estrela se manifestam. A imensa maioria cita o prefeito Elmar Schneider (PTB) em entrevistas ou abertura de eventos e afins. Da mesma forma, a maioria tem adotado o jargão “Nossa Estrela” durante as conversas com a sociedade ou com a imprensa regional. Alguns, porém, não estão alinhados ao discurso ensaiado.


• O governador Eduardo Leite (PSDB) perdeu as prévias para João Dória e deve permanecer à frente do Palácio Piratini até dezembro de 2022. No futuro, pensa em estudar no exterior e deve descartar um eventual convite da União Brasil para concorrer ao Planalto.

• Sem Eduardo Leite na corrida pelo governo do RS em 2022, crescem as chances de uma união entre MDB e PSDB. O deputado Alceu Moreira (MDB) seria o principal nome para concorrer a governador. E Ranolfo Vieira Junior (PSDB) pode ser novamente candidato a vice. A decisão pode ser divulgada ainda nesta semana.

• O presidente Jair Bolsonaro deve se filiar hoje ao Partido Liberal (PL). Confirmada a mudança, teremos muitas movimentações, também, no Vale do Taquari.

• Lajeado saltou da 849ª para a 24ª posição entre todos as cidades brasileiras no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. Em âmbito estadual, passou da 176ª para a 20ª posição. Na região, pulou da 11º para a 1ª posição.

• O programa “Viva + Vida Sem Álcool” realiza evento no dia 9 de dezembro, por meio da Plataforma Univates Ao Vivo, a partir das 19h. Entre os palestrantes, João Paulo Becker Lotufo, Doutor em Pediatria pela Universidade de São Paulo e Representante da Sociedade Brasileira de Pediatria nas ações de combate ao álcool, tabaco e drogas.

• Em tempo. O Morro Gaúcho permanece em Arroio do Meio e, por ora, nada impede que novos empreendimentos do setor turístico sejam implantados no local.

• Sugestão: tutores de cachorros e outros animais domésticos gostariam de um espaço “pet friendly” no Parque Princesa do Vale, em Estrela.

Acompanhe
nossas
redes sociais