Pórtico em Lajeado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Pórtico em Lajeado

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As principais cidades do Vale do Taquari possuem pórticos de acesso, com exceção de Lajeado. Sobre isso, o vereador Heitor Hoppe (PP), o provável futuro presidente da Câmara, solicita o envio de ofício à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura e à Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, sugerindo que seja feito um estudo de projeto para a criação e construção de um pórtico ou uma identidade visual para Lajeado, visível da BR-386.

Na mensagem justificativa, Hoppe argumenta que, não fossem algumas placas de sinalização de trânsito ou de identificação de empresas, a grande maioria dos motoristas passaria ou passa sem perceber que estão entrando ou passando por Lajeado, pois não há uma identidade visual “mais chamativa”. Ainda de acordo com o vereador, a estrutura poderia agregar, se possível, imagens dos principais atrativos turísticos da cidade.

Horário de Verão

Após a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) comunicar posicionamento favorável ao retorno do horário de verão, o Sindilojas Vale do Taquari também se manifestou oficialmente a respeito da polêmica instaurada Brasil afora. A entidade também quer o retorno do horário diferenciado, e, para tal, encaminhou moção de apoio ao Sindilojas Porto Alegre, que em âmbito estadual se mobiliza para tentar alterar a decisão da negativa do governo federal em relação ao retorno. O documento é assinado pelo presidente Francisco Weimer dos Santos.

Ruas, urnas e pesquisas

O debate está instaurado no país. Afinal, o número de pessoas verificadas nos protestos organizados pela Direita e pela Esquerda representam efetivamente a preferência do eleitor para 2022? Se sim, Jair Bolsonaro e sua trupe estão muito à frente de Lula ou qualquer outra via disponível hoje para concorrer no ano que vem. Entretanto, as pesquisas eleitorais de apresentam um quadro inverso, e colocam Lula bem à frente do atual presidente. E, diante das inconsistências apresentadas, só as urnas não auditadas dirão, de fato, quem possui a preferência maciça do eleitorado brasileiro.

União Brasil

Ontem, o DEM e o PSL aprovaram, em convenções realizadas em Brasília, a fusão entre as duas legendas. O novo partido se chamará União Brasil e o número será o 44. O Tribunal Superior Eleitoral ainda precisa aprovar a nova sigla, e a cúpula do DEM acredita que o processo de fusão ainda perdure cerca de três meses. A expectativa, segundo o presidente nacional do DEM, ACM Neto, é de que a fusão resulte no maior partido brasileiro, mesmo que o processo resulte na saída de muitos filiados. No Vale do Taquari, um dos expoentes será Felipe Diehl, pré-candidato a Deputado Federal, e que hoje atua como Assessor Parlamentar do deputado Marcelo Brum.

Mulheres na política

As provas apresentadas pela direção do PSB, em um primeiro momento, mostram que as duas candidatas mulheres que fizeram zero e um votos sabiam das respectivas candidaturas. Se isso é suficiente para inocentar a legenda, cabe à justiça definir. Mas, e paralelo a isso, a questionável cota de gênero se mostrou novamente uma pedra no sapato dos partidos. Outras siglas também apresentaram candidatas que encerraram o pleito com pouquíssimos votos. Ou seja, a definição de um número mínimo de candidatas por meio da cota ainda é insuficiente para equilibrar a política.

Jornal O Informativo

O presidente da Câmara de Lajeado, Isidoro Fornari (PP), solicita que o Executivo delibere junto ao Jornal O Informativo do Vale acerca da possibilidade de manusear, realocar e administrar todos os materiais, equipamentos utilizados, exemplares de jornais, livros e acervo histórico do mesmo, e sugere a exposição em museu. É uma boa ideia. E vale lembrar que todas as edições já se encontram catalogadas no Arquivo Histórico, instalado no segundo andar da biblioteca pública.

Miss em Estrela

Suellyn Schaefer, a nova Miss Universo Rio Grande do Sul, visitou novamente a cidade de Estrela. O encontro realizado nessa quarta-feira, no Estrela Palace Hotel, é mais um capítulo do protagonismo conquistado pelo governo estrelense junto ao Estado. E a utilização da cidade como palco principal da competição será eternamente lembrada.

Acompanhe
nossas
redes sociais