Descarte de lixo Eletrônico: reciclar ou reutilizar?

Produzido por Estúdio A

Descarte de lixo Eletrônico: reciclar ou reutilizar?

Empresas encontram dificuldades em estabelecer período e necessidade de troca de equipamentos de informática. Importante consultar um técnico especializado

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Os eletroeletrônicos são, inevitavelmente, descartados depois de um tempo. Isso ocorre, muitas vezes, pela obsolescência dos equipamentos ou por não atender mais às necessidades de uso do consumidor. É neste momento que surge o questionamento: deve-se reciclar ou reutilizar o eletrônico?

Descobrir qual a melhor forma de destinar esses resíduos se tornou a grande dúvida das empresas e população em geral. Mas, independente da escolha, deve-se junto ao técnico especializado no equipamento, observar questões que o levem a decisão mais assertiva.

Em uma empresa, por exemplo, quando o equipamento está queimado ou com defeito, porém em boas condições e o conserto ficar em até 50% do valor do custo de reposição, vale a pena reparar o equipamento e reutilizá-lo. Agora, se o valor do conserto ficar acima dessa porcentagem, o indicado seria o processo de reciclagem.

Logística reversa

As empresas que prestam o serviço de conserto/manutenção de equipamentos, devem cumprir a Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ela regulamenta a logística reversa de produtos eletroeletrônicos e disponibiliza o recolhimento de equipamentos, além de indicar o cliente ao descarte consciente.

Deve ainda, estar a par da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD. A empresa que fará a destinação final do equipamento, tem a responsabilidade de efetuar esse serviço de forma permanente e sem falhas, garantindo a destruição e proteção destes dados. O valor do descarte varia de estabelecimento ou região.

O reuso dos equipamentos de informática

Dentro do contexto empresarial, existe hoje uma defasagem quanto ao período e necessidade de troca de equipamentos. Muito comum ainda, é ver aparelhos que devem ser de alto rendimento e disponibilidade sendo utilizados a mais de 5 ou dez anos.

A gestão do ciclo de vida dos ativos de tecnologia da Informação deve ser cobrada dos responsáveis pelo setor de TI. Eles são os responsáveis por aconselhar o cliente quanto a necessidade da troca. Por vezes, o aparelho apenas não serve para a função exercida, podendo ser desmontado em peças para uso em outros equipamentos dentro da própria empresa.

A dúvida que fica ao reutilizar um eletroeletrônico e que deve ser respondida com o auxílio de uma empresa responsável, é se o equipamento após o conserto ou upgrade funcionará normalmente. O valor do conserto também deve ser levado em consideração.

Outra possibilidade, seria doar o equipamento para entidades sociais fazerem essa reutilização, as quais se responsabilizariam em decidir sobre as questões citadas acima.

Com o avanço contínuo da tecnologia, é comum adquirir um equipamento que já está desatualizado, tanto o software quanto o hardware. Não é possível definir de forma exata a necessidade de substituição, melhora do equipamento ou tempo de vida, mas, é essencial manter-se atento quanto ao uso deles e as questões levantadas, para se fazer o correto uso dos eletroeletrônicos em qualquer momento.

“Imprescindível a percepção técnica frente ao manejo do equipamento para determinar de forma exata a necessidade de substituição ou não do aparelho”

Vinícius Ruschel, analista técnico da Olicenter