Hábitos saudáveis ampliam chances de remissão do Linfoma

Produzido por Estúdio A

Hábitos saudáveis ampliam chances de remissão do Linfoma

Cron promoveu debate alusivo ao dia mundial de prevenção ao câncer do sistema linfático

Apresentado por

O 15 de setembro marca o dia mundial de conscientização sobre o linfoma, tipo de câncer que afeta o sistema linfático, composto por gânglios e células de defesa do organismo. A doença não tem causa hereditária ou ligada a consumos e comportamentos específicos, mas a manutenção de hábitos saudáveis, aliada ao diagnóstico precoce, ampliam as chances de remissão.

Médica Hematologista do Centro de Oncologia – CRON, a Dra. Juliana Kratochvil destaca o avanço da tecnologia utilizada no tratamento da doença. São novos exames e medicamentos mais potentes, dirigidos às células cancerígenas, portanto com menos efeitos colaterais.

“Nos últimos anos, houve um avanço no tratamento dos linfomas com a chegada da imunoterapia. Progredimos muito nas respostas e melhoras”, afirma. Conforme Juliana, o linfoma é um tipo de câncer que não pode ser retirado por cirurgia, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante. O tratamento mais utilizado é a quimioterapia e em alguns casos a radioterapia também pode ser utilizada.

Sinais de alerta

A Hematologista recomenda ficar atento a qualquer aumento no volume do pescoço, virilha e axilas. “Sinais como inchaços, caroços, ou nódulos mais pronunciado exigem investigação médica”, alerta. Também existe a possibilidade de o linfoma se formar em locais intra corporais, como no abdômen ou no mediastino – espaço entre os pulmões. Nesses casos, os pacientes podem ter sintomas como cansaço extremo, suador, sudorese noturna e coceira pelo corpo.

“É fundamental estar atento aos sinais de que o sistema linfático pode estar desequilibrado”, reforça. Apesar de não existir medidas preventivas contra o linfoma, manter uma rotina saudável impede o acometimento de outras doenças que prejudicam a resposta ao tratamento.

Entre elas estão enfermidades como diabetes, hipertensão, obesidade e alterações hormonais. Quanto melhor estiver a aptidão física, a condição nutricional e a saúde mental do paciente, melhor será a resposta ao tratamento.

Fórum da Mulher Empresária

No dia 13 de setembro, o CRON e o Fórum da Mulher Empresária da Acil, promoveram debate sobre o Linfoma. O evento abordou com as mulheres podem prevenir, diagnosticar e enfrentar a doença.

Com participação da Dra. Juliana Kratochvil, da farmacêutica Juliana Celuppi e da psicóloga Francielli Macagnan, o evento também teve o relato das pacientes Mayra de Vargas e Glaucia Barbieri.

Saiba Mais

* Por ano mais de 735 mil pessoas são diagnosticadas com linfoma

* Existem dois tipos de linfoma: de Hodgkin (LH) e não-Hodgkin (LNH).

* O LH se caracteriza pela presença de células grandes e facilmente identificáveis

* O LNH não tem um tipo de célula característico

* Os principais sintomas são suor noturno, perda de peso injustificada, febre, coceira na pele, fadiga e aumento dos gânglios, principalmente nas regiões do pescoço, virilha e axila

* A incidência do linfoma aumenta com a idade.

* Previna-se! Faça o autoexame frequentemente!