“Você nunca vai conseguir fazer duas peças iguais”

Abre aspas

“Você nunca vai conseguir fazer duas peças iguais”

Ana Paula Schwarz se define como professora-artesã. Além de educar alunos de três e quatro anos, na Escola Infantil Criança Esperança, em Arroio do Meio, a pedagoga faz parte da associação de artesãs do município

Por

“Você nunca vai conseguir fazer duas peças iguais”
(Foto: Ramiro Brites)
Arroio do Meio

Como concilia os dois trabalhos?

Eu iniciei a fazer artesanato com papel, e quando eu entrei na escola comecei a mexer com EVA, esse material que é utilizado na escola para fazer recursos lúdicos e pedagógicos. Na escola a gente acaba precisando fazer, desenvolver muito dos materiais que a gente utiliza, então tem uma gama muito grande de coisas que dá fazer. Você faz as crianças se interessar pela leitura e pelas histórias. Eu desenvolvo os personagens, ou em fantoches de dedo, os dedoches, ou faço os cenários para contação de história.

Isso contribui para o desenvolvimento das crianças?

Isso é extremamente importante porque a criança aprende brincando, aprende manuseando, aprende de diversas formas. E ao invés de ela só ver a imagem do livro, eu monto o cenário e as crianças vão assimilando a história e já vão se interessando mais.
Depois eles pegam os dedoches, botam no dedo, tentam recontar as histórias na versão deles. O lúdico é muito importante.

A maioria das pessoas consegue ter a visão de que o lúdico auxilia o ensino?

Durante a pandemia, a gente mandava uma ou duas atividades por semana para eles fazerem, onde as famílias se envolviam. Algumas famílias falavam “é fraco, porque é brincadeira”. Mas a criança aprende brincando. A criança precisa brincar. Antes de aprender a escrever, precisa ter uma noção de lateralidade, noção de saber cortar, e tudo isso eles desenvolvem brincando.

Quais características um artesão precisa ter?

A gente precisa ser paciente porque é algo que você faz com a mão. Tem que ter muita dedicação. O artesão precisa gostar de fazer as coisas com as próprias mãos.

Você nunca vai conseguir fazer duas peças iguais. É algo que é único. Por mais que faça todos da mesma forma, cada um vai ter sua peculiaridade.

Essa particularidade do artesanato é o que dá mais valor a ele?

Na verdade, tem muita gente que não dá valor que deveria se dar para o artesanato.
Mas tem muita gente também que não sabe como se faz. A gente iniciou a fazer uma divulgação.
Começamos a fazer live no Facebook (Artesanato Arroio do Meio). Teve uma promoção do dia das mães para tentar engajar as pessoas mais pelas redes sociais, porque é uma coisa que está sendo bastante vista. A grande maioria das pessoas gosta de artesanato.

Acompanhe
nossas
redes sociais