Inovação em Lajeado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Inovação em Lajeado

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

“Um espaço para promover a inovação, a cocriação e testagem de novas ideias, com foco em melhorias ao cidadão e qualificação dos serviços prestados pela administração pública”. É com esse conceito que o governo lajeadense lançou o inovador “LabiLá”, o Laboratório de Inovação Governamental e Social do Município de Lajeado. O espaço funcionará em um galpão junto à Praça do Chafariz, no Centro Histórico, próximo à antiga Indusgraf, e é mais uma ação do Executivo como uma das quatro hélices do movimento Pro_Move.

Inovação em Lajeado II

Além de contribuir com o renascimento do centro histórico da cidade, o prédio do LabiLá vai passar por uma remodelação nos próximos meses. Além de espaços para oficinas, salas de reuniões, zonas criativas, estações de trabalho, banheiros, espaços multiuso e de descanso, o imóvel de 327 metros quadrados também vai abrigar o escritório do projeto Pacto Pela Paz e do programa federal Lab 4.0, ambos coordenados pelo poder público e pela nova Agência de Desenvolvimento Local, a AGIL. Empresas, cooperativas, instituições e mentes criativas também serão bem vindas.

Inovação em Lajeado III

O projeto do Labilá sugere a reestruturação da Praça do Chafariz, e projeta o fechamento em determinados dias de um trecho da rua Marechal Deodoro, entre o entroncamento com a Rua Silva Jardim e a Av. Benjamin Constant, bem em frente ao prédio do novo laboratório. A ideia é disponibilizar o espaço para os pedestres, com espaços para gastronomia, exposições, arte, cultura e troca de ideias (imagem). É um avanço e tanto para a principal cidade do Vale do Taquari. O desafio, agora, é criar formas de engajar a população local como sujeitos ativos da inovação.

ARKI em Encantado

Em Encantado, a vereadora Andresa Cristina de Souza (MDB) encaminhou um Pedido de Informações ao poder Executivo. A parlamentar solicita a relação dos funcionários da empresa terceirizada ARKI, responsável pela contratação de parte da mão de obra da prefeitura. Ela também pede qual a razão dos desligamentos de alguns colaboradores em 2021, e solicita a “relação nominal com a data de admissão, função exercida e data do afastamento” dos funcionários. Em Lajeado, a demissão (e admissão) de funcionários públicos pela ARKI é objeto de inquérito civil no Ministério Público. As denúncias em solo lajeadense são de interferência política nas contratações.

E o TJ/RS, hein?

Ontem, o Tribunal de Justiça do RS (TJRS) lançou nota oficial para afirmar que está “trabalhando diuturnamente para o restabelecimento de todos os seus sistemas operacionais com a máxima brevidade possível, após ter ocorrido invasão em suas redes internas”. Como medida de segurança, todo e qualquer acesso interno foi e segue bloqueado, avisa o Desembargador Antônio Vinicius Amaro da Silveira, Presidente do Conselho de Comunicação Social do TJRS. E o mais importante. Segundo ele, até o momento também não houve evidência de vazamento de dados.

Vale lembrar que esta não é a primeira invasão de um hacker ao sistema virtual do TJ/RS. Recentemente, por exemplo, o sistema de processo eletrônico foi atacado e ficou fora do ar por pelo menos uma hora. O fato ocorreu em novembro de 2020. Na ocasião, o invasor chegou a colocar foto e texto (foto) com mensagens alusivas ao julgamento das acusações de estupro feitos por Mariana Feher ao empresário André de Camargo Aranha. A mensagem deixada pelo invasor protestava contra a expressão “estupro culposo”.

Bolsonaro, o Cristo e o Papa

O presidente Jair Bolsonaro confirmou presença na inauguração do Cristo Protetor de Encantado, agendada para dezembro de 2021. A comitiva liderada pelo prefeito Jonas Calvi (PTB) volta otimista de Brasília, onde foi buscar apoio e recursos para obras no entorno da estátua, erguida no topo do Morro das Antenas. A presença do chefe da nação deve trazer ainda mais visibilidade à imponente estrutura. E o grupo não quer parar por aí. Nos bastidores, cresce a vontade de encaminhar um convite presencial ao Papa Francisco. Já pensou?

Magazine Luiza em Lajeado

Após o Mcdonald´s, a Lojas Renner e a Havan, chegou a vez da Magazine Luiza desembarcar em breve em Lajeado. A rede varejista “Magalu” atua com móveis, eletrônicos, eletrodomésticos, informática e outros, e possui mais de 700 lojas espalhadas pelo Brasil, além de uma fortíssima presença virtual. No Vale do Taquari, a empresa escolheu a principal rua lajeadense. A unidade deve ficar na Rua Júlio de Castilhos, em um imóvel de 700 metro quadrados, próximo ao Banco do Brasil. A locação foi intermediada pela imobiliária Lajeado Imóveis. O contrato já foi assinado.

Acompanhe
nossas
redes sociais