Aquece Crie Smart Cities ocorre na noite desta terça-feira de forma virtual

CIDADES INTELIGENTES

Aquece Crie Smart Cities ocorre na noite desta terça-feira de forma virtual

Professor da Univates, Leonel de Oliveira, participou da programação da Rádio A Hora 102.9 e deu detalhes sobre o evento

Por

Aquece Crie Smart Cities ocorre na noite desta terça-feira de forma virtual
(Foto: Ana Carolina Becker)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Mobilidade urbana, qualidade de vida e sustentabilidade serão pautas do Aquece Crie Smart Cities que ocorre nesta terça-feira, a partir das 19h, pelo sistema de inscrições. Promovido pela Univates, os encontros abordam uma série de discussões sobre o futuro das cidades. O professor universitário Leonel de Oliveira, esteve no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, e deu detalhes do evento.

Conforme Oliveira, dois anos atrás, época em que era diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), foram feitas provocações nos encontros entre diretores de Centro e Pró-Reitoria de Ensino: Por que não juntar todas as semanas acadêmicas e torná-la única, centralizando um tema para todos.

“Na época, eu e uma comitiva fomos até Barcelona e participamos de um evento que tinha como tema cidades inteligentes. A partir daí cresceu essa vontade de unir as áreas em torno de uma discussão em que todas se conectam. Pois, dentro de uma cidade passa qualidade de vida, governança, sustabilidade e mobilidade urbana”, explica.

Segundo o professor universitário, a ideia do Crie Smart Cities é promover a transversalidade de temas. Desde o ano passado, a Univates promove pré-eventos que preparam o público para essas discussões. “De 23 a 27 de agosto, terá uma série de atividades que irão discutir a cidade e o futuro, alinhando vários conceitos e teorias”, conta.

Durante a noite desta terça, haverá três painéis com duração de 1h. E no fim do evento, será divulgada a programação do Crie em agosto. “São mais de 40 atividades programadas, tendo todas as noites profissionais da área [que irão ministrar as palestras]”, afirma.

Todos os eventos são gratuitos.

Mais detalhes Aquece Crie Smart Cities:

  • O primeiro painel será das 19h às 20h e abordará a mobilidade urbana e qualidade de vida. Os professores Fernanda Antonio e Leonardo De Ross Rosa, vão dialogar com o gestor da Incubadora Tecnológica da Univates, a Inovates, Michel Machado.
  • O segundo será a partir das 20h10min. A “vida na cidade” é o que pautará a fala dos professores Jane Mazzarino e Rodrigo Brod.
  • Para encerrar as atividades, às 21h20min, será discutido as Smart Cities e a sustentabilidade. O tema é abordado pelos professores André Jasper, Cátia Viviane Gonçalves, Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar, Luciana Turatti, Odorico Konrad e Rodrigo Spinelli.

Acompanhe
nossas
redes sociais