Hidratação para cuidar da saúde

Produzido por Estúdio A Hora

Hidratação para cuidar da saúde

Água da Pedra lança campanha em homenagem ao Dia Mundial da Água apresenta dicas para manter o corpo e a mente saudáveis

Apresentado por

Fundamental para o bom funcionamento do corpo humano a ingestão regular de água é uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na semana que marca o dia mundial da Água, a Água da Pedra, marca da Bebidas Fruki, promove campanha em homenagem a esse elemento fundamental para a vida.

Com a temática “Sinta a Água”, as peças ressaltam o valor inestimável da água em nossas vidas, sobretudo em tempos de pandemia e isolamento social. Veiculada a partir da segunda quinzena de março, a campanha e terá desdobramentos ao longo do ano, nas redes sociais da marca, ações de experiência em pontos de venda e iniciativas sociais voltadas a água potável.

Para falar sobre a importância de uma  a nutricionista especialista em comportamento alimentar, Mariane Halmenschlager, para abordar os benefícios de uma hidratação adequada. Conforme a profissional, a água representa cerca de 60% do peso de um adulto e índice que chega a 70% nos bebês.

Dentre suas principais funções do elemento estão o transporte de nutrientes, a regulação da temperatura do organismo e a eliminação de toxinas. Também é imprescindível para o bom funcionamento do intestino e tem papel essencial nos processos fisiológicos, como a digestão.

“Bebendo água com frequência, a pessoa melhora seus processos metabólicos, sente menos fome, previne a formação de cálculos renais, melhora o aspecto da pele, unhas e cabelos, sente-se mais ativo física e mentalmente”, ressalta.

Conforme Mariane, não beber água pode levar a vários prejuízos à saúde, imperceptíveis em um primeiro momento, mas que se manifestam com o passar do tempo. Entre eles estão deficiência de nutrientes como vitaminas e minerais, cuja absorção depende do elemento.

Além da desidratação, entre os sintomas comuns nas pessoas que não bebem água estão sensação de cansaço, pele seca e unhas escamando. Segundo ela, o primeiro sinal de que podemos estar desidratados é a sede.

Estou me hidratando corretamente?

A quantidade ideal de água varia de acordo o peso corporal e outros fatores, como as atividades realizadas, idade, clima e temperatura do lugar onde vivemos. Segundo a nutricionista, pessoas que fazem atividade física com frequência, devem consumir mais água, já que perdem líquidos durante os exercícios.

“Quem pratica exercícios regularmente deve ingerir de 4 a 5 litros de água durante o dia, enquanto atletas de altíssimo rendimento precisam de 8 a 10 litros”, destaca. Segundo ela, isso se deve a necessidade de repor os estoques de eletrólitos, itens fundamentais para dar energia imediata ao corpo.

Mariane aponta uma fórmula simples para calcular a quantidade de água que uma pessoa saudável necessita por dia. Basta multiplicar 35ml por quilograma de peso atual. “Assim, se temos uma pessoa que pesa 60 Kg (60×35) o total será 2100ml ao dia, o que representa 10 copos  de 200ml distribuídos ao longo do dia.”

As quantidades descritas são uma estimativa aproximada e podem variar de acordo com a pessoa. Para uma indicação mais precisa, é preciso buscar orientação profissional.

Saúde do corpo e da mente

Além de uma hidratação adequada, outros hábitos também ajudam a manter a saúde do corpo e da mente. Entre eles, Mariane destaca a alimentação com qualidade, sem excessos ou restrições. “Escolher e comer com consciência.”

Segundo a nutricionista, a quantidade média de vegetais e frutas a ser consumida por dia é de 400 gramas. Ela recomenda caprichar no prato de saladas, fazer legumes assados ou cozidos e comer três frutas diferentes todos os dias. “Assim é possível aumentar a hidratação do corpo e se beneficiar das vitaminas minerais e fibras contidas nestes alimentos.”

Lembra que alimentos como legumes, verduras e frutas contém muita água em sua composição. Alguns deles como a melancia, repolho, abobrinha, tomate e alface chegam a concentrar 95% de seu peso total na forma de água. “Sempre é bom lembrar que, apesar de contribuírem para a hidratação do organismo, não excluem a necessidade de beber água.”

Para manter uma vida saudável, Mariane ainda recomenda manter o sono em dia e praticar alguma atividade física que faça bem ao corpo. “Também é fundamental buscar a companhia de pessoas que nos fazem bem, estar em contato com a natureza, fortalecer nossa espiritualidade e amar muito!”