Lajeado prepara pesquisa para identificar focos de contaminação

Novas medidas

Lajeado prepara pesquisa para identificar focos de contaminação

Questionário será aplicado em casos suspeitos para verificar onde podem ocorrer surtos de covid-19

Por

Lajeado prepara pesquisa para identificar focos de contaminação
(Foto: Arquivo A Hora)
Lajeado

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, participou do programa A Hora Bom Dia, deste sábado, dia 6, para esclarecer as ações urgentes adotadas pelo município para conter o avanço da pandemia, além de debater os projetos estruturantes para a cidade ao longo de 2021.

Caumo pontua que completa um ano neste mês da chegada da pandemia no município. “Faz um ano que estamos lutando contra o vírus e atravessamos, neste momento, o pior cenário da pandemia. Devemos lutar pelos profissionais da saúde, que já estão extenuados”, avalia.

Conforme o prefeito, houve uma mudança de tratamento do Estado refente a determinações. “No ano passado, fechamos tudo sem prazo para reabrir. Neste ano, o governo determinou mais 15 dias de estabelecimentos fechados, porém também projeta queda de contágios nas próximas duas semanas”, explica.

Caumo esclarece que serão debatidas propostas de escalonamento entre ruas e estabelecimentos para a abertura do comércio, porém todos deverão respeitar o horário de 20h. “Essa proposta será debatida com as entidades para achar meios de melhorar o cenário para empresas locais”, avalia.

HBB

O Hospital Bruno Born (HBB) trabalha neste sábado com 130% de ocupação na UTI covid-19, com oito pacientes na espera. “O HBB tem um plano de contingência e não deixa de atender os pacientes. Todos recebem atendimentos em alas diferentes, dependendo do estágio da doença”, explica.

Pesquisa

A administração municipal prepara um questionário para identificar onde estão os surtos de contaminação. Em reunião com o comitê, que inclui administração municipal, Unimed, Univates e HBB, foi definida essa pesquisa. “Com informações dos postos e órgãos de saúde, vamos identificar e tomar decisões mais assertivas. Vamos estudar onde as pessoas se infectaram para verificar medidas. Nosso palpite é que não é no comércio”, avalia.

Projeto estruturante

Conforme o prefeito, Lajeado caminha para se tornar uma cidade inteligente e, para isso, promove estratégias para proporcionar a qualidade de vida das pessoas. “Nessa proposta, temos um projeto de ligar os dois arroios, Engenho e Saraquá, e unir parques da Orla, dos Dick e Engenho com ciclovias”, antecipa.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais