Vale ultrapassa 117% de ocupação em leitos de UTI

Saúde

Vale ultrapassa 117% de ocupação em leitos de UTI

Conforme dados tabulados pelo governo do Estado, há 81 pacientes graves internados na região. Deste total, mais de 80% são de pessoas com complicações devido ao novo coronavírus

Por

Atualizado terça-feira,
02 de Março de 2021 às 08:39

Vale ultrapassa 117% de ocupação em leitos de UTI
(Foto: Divulgação/HBB)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A semana começa com mais preocupação. O Vale do Taquari ultrapassou o limite destinado para pacientes graves. As Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) estão lotadas, inclusive com pessoas na espera por uma vaga.

Quatro hospitais da região dispõem de estrutura para atendimento destes pacientes graves. Pela tabulação estadual, são 69 leitos cadastrados. Pelos ajustes e planos de emergência das casas de saúde, foi possível chegar a 81 vagas. Com o uso dessas estruturas adicionais, a taxa de ocupação na região alcança a 117,4%.

Autoridades públicas, profissionais de saúde e dirigentes das casas de saúde traçam estratégias para tentar conter o avanço da doença. Como houve uma elevação nos números nas últimas semanas, há uma suspeita de que novas cepas do vírus já estejam presentes na região.

Previsão de nova bandeira preta

Frente ao novo quadro da pandemia, o comitê de enfrentamento à covid-19 foi reativado na semana passada. Participam equipes técnicas da Univates, da Unimed, do HBB e do município. Uma nova reunião está marcada para esta terça-feira, 2.

Como há continuidade nos números de novos casos, a tendência é de, no mínimo, mais uma semana de bandeira preta, a contar a partir do dia 8 de março. Pela análise do grupo, as medidas mais duras de distanciamento social só começarão a mostrar efeito entre dez até 15 dias depois da adoção.

As bandeiras de risco são definidas a partir de 11 critérios. Cada indicador é pontuado a partir do comportamento dos contágios em sete e 15 dias. A nota da região considera a disponibilidade de leitos no RS, além das notas de Cachoeira do Sul e de Santa Cruz.

Acompanhe
nossas
redes sociais