Lajeado confirma fechamento do comércio no fim de semana

MEDIDAS MAIS SEVERAS

Lajeado confirma fechamento do comércio no fim de semana

Regras valem a partir de quinta-feira, 25. Restaurantes, bares, lancherias, food trucks e afins só poderão atender o público até 18h.

Por

Lajeado confirma fechamento do comércio no fim de semana
Posto terá espaço para vacinação contra a covid-19 / Crédito: Pietra Darde
Lajeado

Após reunião do Grupo de Contingenciamento do Coronavírus de Lajeado, que com o agravamento da situação da pandemia no município voltaram a ser diárias, o município optou pela adoção de novas medidas para combater a disseminação da Covid-19. Os encontros reúnem representantes da Prefeitura Municipal, Hospital Bruno Born (HBB), Univates e Unimed. Após a reunião, o prefeito Marcelo Caumo também se encontrou com representantes do Fórum das Entidades para apresentar as propostas. O objetivo das medidas é reduzir a movimentação e as aglomerações em toda a cidade, evitando ao máximo contatos entre as pessoas, para que a curva de contágio baixe e reduza a pressão sobre o atendimento de saúde de postos, UPA e HBB e, desta forma, poder manter em funcionamento, com todos os cuidados e protocolos, atividades como as escolas e o comércio.

A principal medida será um novo decreto municipal, a ser publicado nesta quinta-feira (25/02), no qual será determinada a adoção das medidas previstas na bandeira preta para todo o território municipal, com exceções específicas que estarão previstas no decreto. A decisão mais relevante é pelo fechamento de todos os estabelecimentos de comércio e serviços não essenciais entre as 20h de sexta-feira, 26/02, e as 5h da próxima segunda-feira, 1º/03. Além disso, estabelecimentos de alimentação (restaurantes, bares, lancherias, food trucks e afins), já a partir desta quinta-feira, só poderão atender presencialmente até 18h e depois, apenas com telentrega ou take away (pegue e leve) até 23h, quando então fecham.

“Estamos vivendo com certeza o momento mais crítico da pandemia e precisamos do apoio de todas as entidades e da comunidade para que isso funcione. Não podemos permitir aglomerações de nenhum tipo porque é nestes locais que a contaminação acontece. Nossas equipes de fiscalização estarão nas ruas cobrando esta postura de todos “, disse o prefeito Marcelo Caumo.

As medidas se somam aos esforços que estão sendo feitos pelo HBB para ampliar o atendimento de casos graves de Covid dentro do escopo de seu Plano de Contingência para Situação de Calamidade. O hospital anunciou nesta quarta-feira a etapa 3 de ampliação de leitos e prepara nova etapa. A pedido do hospital, o município já adquiriu 3 aparelhos de terapia de alto fluxo e está adquirindo 10 bombas de infusão, equipamentos que serão utilizados para apoiar o tratamento de pacientes do HBB.

Em paralelo, a Secretaria Municipal da Saúde está concluindo contrato para parceria com o Hospital Marques de Souza, para que funcione como suporte para os pacientes de Lajeado no caso de serem necessários mais leitos além dos que o HBB já está disponibilizando na cidade. A opção de parceria com um hospital se dá pelo fato de a estrutura já estar disponível, com leitos, respiradores e equipe de técnicos, enfermeiros e médicos, e assim poder oferecer um tratamento mais adequado do que seria possível em um hospital de campanha.

“As pessoas nos perguntam por que não fazemos hospital de campanha. Hospital de campanha só trata casos leves, não tem internação nem UTI. E neste momento precisamos de UTI, que estão sendo ampliadas pelo HBB até o limite das possibilidades, e de internação. Não adianta termos leitos ambulatoriais porque em pouco contribuem para os casos que estamos recebendo. Por isso, o hospital de Marques será nosso braço de ampliação para casos de internação menos graves”, explica o secretário de Saúde de Lajeado, o médico pneumologista Cláudio Klein.

 

ABAIXO, AS NOVAS MEDIDAS DO MUNICÍPIO:

Decreto municipal a ser publicado nesta quinta-feira trará mais restrições à movimentação na cidade para o período entre as 20h de sexta-feira, 26/02, e 5h de segunda-feira, 1º/03, como:

– Adoção das regras de bandeira preta para todos os setores, com exceção dos que estiverem previstos no decreto, ou seja, mesmo com a cogestão, a regra não será a de bandeira vermelha;

– Já a partir de quinta-feira, restaurantes, bares, lancherias, food trucks e afins só poderão atender o público até 18h. Após, das 18h às 23h, só podem operar com telentrega ou take away (pegue e leve). Após as 23h, fechamento completo. Na sexta, a restrição também inicia às 18h, junto com os demais estabelecimentos. No sábado, domingo e até as 5h de segunda, não podem ter atendimento presencial, apenas telentrega e take away (pegue e leve). Mesas e cadeiras estão proibidas nas áreas externas;

– Missas e cultos adotam o padrão de funcionamento em bandeira preta: não é permitida a presença de fiéis na igreja, apenas a realização da cerimônia com transmissão online;

– Outros detalhes estarão no decreto.

 

POSTO DE SAÚDE DO CENTRO FUNCIONARÁ NO SÁBADO E DOMINGO

– O Posto de Saúde do Centro, que é referência para atendimento de casos de pacientes com sintomas respiratórios e Covid-19, funcionará excepcionalmente neste sábado e domingo para atendimento exclusivo de casos leves suspeitos ou confirmados da doença. A ideia é evitar a sobrecarga dos serviços da UPA e HBB, que ficam dedicados aos casos urgentes e graves.

– O Posto funcionará no sábado, 27/02, e no domingo, 28/02, das 10h às 16h.

– O atendimento é EXCLUSIVO para pacientes com SINTOMAS GRIPAIS/COVID.

 

MEGAOPERAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO

A Prefeitura ampliará a equipe de fiscalização para atuar no cumprimento dos decretos estaduais e municipais. Megaoperações de fiscalização estão previstas para ocorrerem nas noites de quinta-feira (25/02), sexta-feira (26/02) e sábado (27/02) para assegurar que não ocorram aglomerações.

Fiscais da Secretaria de Segurança Municipal, Secretaria do Planejamento e Urbanismo e da Saúde e agentes do Departamento de Trânsito terão a parceria de policiais da Brigada Militar e da Polícia Civil para verificarem os locais que não estão cumprindo os decretos.

– Nossa ideia é que estabelecimentos que estiverem operando fora da regra sejam notificados e autuados. Dependendo do caso, conforme situações já ocorridas, poderão sofrer sanções como a suspensão do alvará. Em cada situação, vamos avaliar a melhor ação a ser tomada para que possamos cumprir a lei – explicou o titular da Secretaria de Segurança Pública, Paulo Locatelli.

 

POSTOS QUE ATENDEM PACIENTES COM SINTOMAS RESPIRATÓRIOS E COVID:

– Posto de Saúde do Centro/Unidade Covid:

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Endereço: Rua Júlio May, 383 – Centro

Entrada: lateral do prédio, pelo auditório

Contato: (51) 3982-1127

 

– Posto de Saúde do bairro Montanha/Unidade Covid:

Horário de atendimento:  de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30

Endereço: Rua João Sebastiany, 1312 – Montanha

Entrada: lateral inferior do prédio

Contato: (51) 3982-1138

Acompanhe
nossas
redes sociais