7 notícias: Guedes diz que auxílio emergencial pode voltar, mas para menos da metade dos beneficiários

DESTAQUES DA MANHÃ

7 notícias: Guedes diz que auxílio emergencial pode voltar, mas para menos da metade dos beneficiários

Confira notícias que são destaques nessa manhã de sexta-feira

Por

Atualizado sexta-feira,
05 de Fevereiro de 2021 às 08:56

7 notícias: Guedes diz que auxílio emergencial pode voltar, mas para menos da metade dos beneficiários
(Foto: Divulgação/Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Brasil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Guedes diz que auxílio emergencial pode voltar, mas para menos da metade dos beneficiários

Uma eventual nova rodada do auxílio emergencial deve estar dentro do orçamento e ser acionada apenas em caso de nova calamidade pública, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele se reuniu na noite de quinta-feira (4) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Segundo o ministro, a extensão do auxílio seria mais “focalizada” e atenderia 32 milhões de brasileiros, pouco menos da metade dos 67,9 milhões de pessoas que receberam o benefício em 2020. Para chegar a essa estimativa Guedes explicou que uma nova versão do auxílio emergencial não abrangeria os inscritos no Bolsa Família e se concentraria apenas na população não atendida por nenhum programa social.


Empresa que produz ivermectina diz que medicamento não possui “nenhuma evidência” contra a covid-19

A Merck, empresa que produz a ivermectina, afirmou em comunicado, divulgado nesta quinta-feira (4), que o medicamento não possui “nenhuma evidência significativa” para proteger ou curar pessoas com coronavírus.

Conforme o anúncio da empresa, os cientistas da companhia seguem examinando “cuidadosamente as descobertas de todos os estudos disponíveis e emergentes de ivermectina para o tratamento de covid-19 para evidências de eficácia e segurança”.

Nesse sentido, a instituição afirma que é importante observar que a análise, até o momento, não indicou “nenhuma base científica para um efeito terapêutico potencial contra covid-19 de estudos pré-clínicos”. Também não há “nenhuma evidência significativa para atividade clínica ou eficácia clínica em pacientes” com a doença.

Além disso, a Merk destacou a “preocupante falta de dados de segurança na maioria dos estudos”.


Justiça Federal proíbe site de postar matérias contra o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul

Com base no fundamento de que a liberdade de expressão não pode ameaçar os direitos de personalidade (honra, intimidade e imagem) assegurados pela Constituição, a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) acolheu recurso do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) contra publicações do site “Imprensa Livre RS” consideradas ofensivas à entidade.

O colegiado determinou que o jornalista responsável pelo endereço virtual deve retirar as postagens ditas negativas, bem como se abster publicar novos conteúdos que contenham referências ofensivas ao Cremers e aos seus dirigentes. A decisão foi unânime entre os desembargadores.


Senado aprova texto-base da Medida Provisória do setor elétrico

O Senado aprovou nesta quinta-feira (4) o texto-base da Medida Provisória (MP) 998, que trata do setor elétrico. A proposta traz dispositivos que reduzem as tarifas de energia de consumidores que são atendidos por distribuidoras da região Norte, freia o crescimento de subsídios para fontes renováveis, como solar e eólica, e facilita a retomada das obras da usina nuclear de Angra 3. A aprovação da matéria sem alterações é uma vitória do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que fez questão de acompanhar a votação pessoalmente, no plenário do Senado.


Produção de veículos sobe 4,2% em janeiro ante janeiro de 2020

Com a queda das vendas domésticas sendo compensadas pelo aumento das exportações, as montadoras abriram o ano marcando alta da produção no comparativo interanual. Apesar de o mês ter sido marcado pelo fim da produção de automóveis da Ford no País, a indústria automotiva montou em janeiro 199,7 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 4,2% a mais do que no mesmo período de 2020.

Em relação a dezembro, contudo, houve queda de 4,6% na produção, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira pela Anfavea, a entidade que representa as montadoras instaladas no Brasil.


Ministério da Economia divulga Relatório de Benefícios das Empresas Estatais Federais

Tíquetes-alimentação acima de R$ 1.000, pagos 13 vezes ao ano. Adicionais de férias que chegam a 100% da remuneração. Até R$ 1.262 para custear educação de filhos de até 17 anos e 11 meses. Esses são alguns dos benefícios pagos por empresas estatais controladas pelo governo revelados no Relatório de Benefícios das Empresas Estatais Federais, divulgados pelo Ministério da Economia.

O documento dá transparência aos benefícios concedidos pelas empresas estatais, segundo o secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, Amaro Gomes.


Joe Biden recebe relatório recomendando a suspensão de acordos entre os Estados Unidos e o governo brasileiro

Quatro meses depois de fazer críticas públicas contra o desmatamento no Brasil, o presidente Joe Biden e membros do alto escalão do novo governo dos EUA receberam nesta semana um longo dossiê que pede o congelamento de acordos, negociações e alianças políticas com o Brasil enquanto Jair Bolsonaro estiver na Presidência.

O documento de 31 páginas, ao qual a BBC News Brasil teve acesso, condena a aproximação entre os dois países nos últimos dois anos e aponta que a aliança entre Donald Trump e seu par brasileiro teria colocado em xeque o papel de “Washington como um parceiro confiável na luta pela proteção e expansão da democracia”.

Acompanhe
nossas
redes sociais