Verão Laranja

Produzido por Estúdio A Hora

Verão Laranja

Médico oncologista explica como evitar o câncer de pele e manter o bronzeado da estação

Apresentado por

Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), em 2020, um em cada quatro brasileiros admite que poderia se proteger do sol, mas não o faz. E o índice aumenta para um a cada três entre os mais jovens, de 18 a 29 anos. Além disso, 6% da população demonstra forte resistência à prevenção, afirmando que não adotaria o hábito.

Segundo o médico oncologista do Centro Regional de Oncologia (CRON), Renato Cramer, o câncer de pele é um dos mais conhecidos, sendo citado por 89% dos entrevistados. A sua causa direta também é identificada pela maioria: 83% dos brasileiros relacionam a exposição ao sol com o câncer. O grande problema é converter esse conhecimento em atitude.

Durante o verão é reforçada a divulgação de medidas preventivas para a população. A prevenção primária é evitar o sol das 10h às 16h e expor-se à radiação solar nos outros horários com proteção. A prevenção secundária envolve acesso frequente a dermatologistas para avaliação e detecção precoce de lesões malignas.

O câncer de pele configura-se como o mais frequente em todas as populações. Ele se apresenta basicamente sob duas formas: o melanoma e o não melanoma. “Entre os cânceres do tipo não melanoma, os carcinomas basocelular e epidermóide são os mais frequentes. Dos tipos não melanoma, o carcinoma basocelular é mais frequente do que o carcinoma epidermóide”, explica Cramer.

As mais altas taxas de incidência de câncer de pele, melanoma e não melanoma, foram observadas em países com população caucasiana. Mais de 80% dos diagnósticos de melanomas e 65% dos óbitos por esse câncer foram verificados na Oceania, Europa e América do Norte.

O principal fator de risco para o câncer de pele, tanto para melanoma quanto para não melanoma, é a exposição excessiva à radiação solar. Para o tipo não melanoma, em particular para o carcinoma epidermóide, a incidência aumenta com a idade, sendo mais frequente na população masculina do que na feminina.

De acordo com o médico oncologista, as populações de pele clara possuem um risco aumentado para o desenvolvimento do câncer de pele não melanoma, principalmente ao se exporem à radiação ultravioleta do sol. “Pessoas que realizam bronzeamento artificial também possuem o risco aumentado, especialmente em idades jovens”.

O câncer de pele melanoma é o mais agressivo, apesar de ser menos frequente do que os outros tumores. A idade, o sexo e a susceptibilidade individual também são importantes no desenvolvimento desse tipo de câncer.

Sem contar os fatores genéticos, a radiação ultravioleta do sol contribui para o desenvolvimento do melanoma. Aproximadamente 80% dos melanomas de pele estão associados a essa exposição, principalmente naquelas pessoas de pele sensível, ou seja, que se queimam com facilidade, pele clara e pele com múltiplas sardas.

Indivíduos de pele escura possuem menor risco de apresentar melanoma de pele. O prognóstico desse câncer é considerado bom se os tumores forem diagnosticados e tratados, de forma adequada, em sua fase inicial. Quando os melanomas são diagnosticados em fases mais avançadas, principalmente com a presença de metástases, eles apresentam pior prognóstico.

No Brasil, Cramer explica que o câncer de pele não melanoma continua sendo o tumor mais incidente em ambos os sexos. “Vale ressaltar que é provável que exista um sub-registro dessa neoplasia em função do subdiagnóstico, podendo assim subestimar as taxas de incidência e os números esperados de casos novos”.

Por isso, a educação em saúde para a população, com ações de estímulo à proteção individual contra a luz solar, é altamente efetiva e de custo relativamente baixo para a prevenção primária do câncer de pele, inclusive os melanomas.

A recomendação é para que a pessoa procure assistência médica, se possível um Dermatologista, ao primeiro sinal de surgimento de novas manchas ou sinais na pele, ou modificações na cor, no tamanho e nas bordas de lesões antigas. “Previna-se, mude seus hábitos, seja uma pessoa saudável, VIVA PLENAMENTE e viva 2021 com muita saúde”