Vale do Taquari aguarda novos soldados

Segurança

Vale do Taquari aguarda novos soldados

Brigada Militar formou nova turma ontem, com 860 policiais prontos para atuar no estado. Desses, projetam-se dez para Lajeado. Municípios pequenos com menos de cinco policiais também serão contemplados

Por

Atualizado terça-feira,
22 de Dezembro de 2020 às 09:13

Vale do Taquari aguarda novos soldados
Estado contará com 860 novos soldados, formados em sete cidades diferentes (Foto: Divulgação/Felipe Dalla Valle)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Brigada Militar receberá o reforço de 860 novos soldados em seu efetivo. Na segunda-feira, 21, o estado formou mais uma turma de alunos, que realizaram o curso de formação ao longo do ano, mesmo em meio à pandemia da covid-19. As cerimônias, respeitando os protocolos sanitários, ocorreram em sete municípios diferentes durante a manhã.

Diferente do ano passado, o Vale do Taquari não sediou o curso de formação de novos soldados. Nem por isso, deve ficar de fora das regiões contempladas pela Brigada Militar. A estimativa do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO-VT) é de que dez agentes sejam deslocados a Lajeado em 2021.

Segundo o comandante do CRPO-VT, tenente coronel Luís Marcelo Gonçalves Maya, alguns municípios menores também serão contemplados por não contarem com o efetivo mínimo de cinco policiais, ainda que não se tenha a confirmação do número de soldados. Este é um dos critérios que favorece a região, já que há outros requisitos que também interferem no deslocamento dos agentes.

Um dos critérios que beneficia Lajeado é o fato do município integrar, desde agosto, o RS Seguro, programa de combate à criminalidade. “Inicialmente eram 18 municípios que pertenciam. Nenhum da região estava entre eles. Mas, após dois anos e meio, o estado transformou eles em 23, incluindo Lajeado, devido aos nossos indicadores. Obviamente, nesta formatura, esses 23 municípios serão observados com maior atenção”, afirma Maya.

Pedido para a Força Tática

Mesmo com essa previsão para Lajeado e municípios menores, o CRPO-VT deve bater na porta do Comando-Geral da BM, solicitando mais soldados para a região, sobretudo para atuação na recém criada Força Tática de Estrela.

“Visitamos o Comando Geral há dois meses pedindo que esses números aumentem. Eles se mostraram bastante sensíveis, por isso queremos mais gente para atuar em Estrela”, comenta Maya, lembrando que, no ano passado, o fato de Lajeado contar com uma Força Tática também pesou para o deslocamento de soldados para atuação na cidade.

“Em 2019 fomos um polo de formação, tínhamos uma força tática e também vários municípios com efetivo reduzido. Tentamos que todos os 86 que se formaram aqui permanecessem. Recebemos 47 policiais ao todo”, lembra.

Sem baixas no efetivo

Desde a última semana, agentes das forças de segurança de todo o estado se deslocam para o litoral gaúcho, onde atuarão na Operação RS Verão Total. Ao todo, serão deslocados 24 policiais do Vale para atuação durante dois meses nas praias do estado, sendo 19 para o policiamento ostensivo e cinco guarda-vidas.

Segundo Maya, isto representa pouco menos de 7% do efetivo da região é não é motivo para preocupação da população quanto a uma possível redução no atendimento. “Embora tenha perdido efetivo, mas receberemos aporte de horas-extras. Não vamos diminuir nossa capacidade de resposta”, garante.

Acompanhe
nossas
redes sociais