Redescobrindo o turismo no Rio Taquari

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Redescobrindo o turismo no Rio Taquari

Por

Vale do Taquari

A beleza do Rio Taquari é de causar inveja a qualquer região do país. As curvas, os paredões, as margens verdes e o pôr do sol sobre o harmonioso leito são privilégios de todos os moradores de Lajeado e região. Não há razões para não aproveitar esse potencial turístico natural. E a manhã desta quarta-feira pode ser um verdadeiro – e literal – divisor de águas para o turismo local. A partir das 9h, uma balsa devidamente regulamentada levará os primeiros turistas para um renovado passeio fluvial. Às 16h, novo passeio. Desta vez, com agentes públicos, políticos, líderes regionais, empresários e influenciadores digitais a bordo. É o início de algo que tem tudo para dar certo!

E o Grupo A Hora também estará a bordo. Eu mesmo participo do passeio matinal. E não será a minha primeira vez. Aliás, muito pelo contrário. Já viajei e muito pelo nosso majestoso Rio Taquari. Em 2013, na lida “reporteira”, embarquei em um navio no Porto de Estrela para uma navegação de 12 horas até o porto da capital gaúcha. Vi e ouvi o que poucos já viram ou ouviram. E reforço: o nosso Taquari é surpreendente. Noutra vez, e na companhia de meu irmão Ricardo e do talentoso fotógrafo Caco Marin, navegamos mais de 10 horas de caiaque, entre Muçum e Arroio do Meio. Por óbvio, é com prazer redobrado que eu retorno ao leito na manhã de hoje.

O embarque será na bem conceituada Marina do Vale, localizada quase ao lado da ponte da BR-386. O passeio deve passar por alguns pontos mais conhecidos do nosso majestoso Taquari. Entre esses, o emblemático “Paredão de Carneiros”, e também a marina da cidade vizinha, Cruzeiro do Sul. Além de empresários, políticos e influenciadores, o passeio deve levar ao Rio Taquari representantes do Sebrae/RS, guias de turismo locais, e também gerentes e funcionários de agências de turismo. É um passeio com “Selo Turismo Seguro”. E acima de tudo, é um grandioso alento para a redescoberta e valorização do nosso Taquari.


Comércio aos domingos

No último dia 6, um domingo, o comércio lajeadense abriu para a alegria dos clientes, para o lucro dos comerciantes, e para o incremento no salário dos comerciários. E uma das reivindicações dos trabalhadores e do sindicato que os representa era o transporte público. Pois bem. O serviço foi disponibilizado pela concessionária contratada pelo governo municipal, mas o movimento ficou bem aquém do esperado. Entre as centenas – ou milhares – de clientes, comerciantes e comerciários, apenas oito pessoas utilizaram os dois coletivos durante os 203 km rodados pelos veículos naquele dia. Ou seja, algo não está certo neste imbróglio.


Papel do Estado

Parabéns aos empresários e voluntários da nova Associação Estrelense de Segurança Pública (Aespro). A entidade será responsável pelo gerenciamento de recursos destinados ao aparelhamento das policiais Civil e Militar no município de Estrela. É a sociedade tomando as rédeas do Estado. Fica aqui a torcida por um engajamento ainda maior do empresariado local.


Eleição no Codevat

Luciano Moresco (PT), vereador de Encantado, será o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat). Mas o tramite exige a realização de um pleito. E a votação virtual ocorre na tarde de hoje, a partir das 16h. Moresco será eleito para presidir a importante entidade entre os anos de 2021 e 2023. Com a missão de reaproximar as diversas “regiões” do nosso Vale. Além de Moresco, completam a diretoria os seguintes voluntários: Cíntia Agostini; Sandro Hermann; Leandro Mariante; Leandro Arenhart; Marco Hinrischsen; Eliane Maria Kolchinski; Evandro Evaldo Klein; José Diedrich; e Edegar Cerbaro.


De olho na Assembleia

O presidente da Câmara de Estrela, João Braun (PP), também é um dos nomes ventilados para concorrer a uma vaga na assembleia legislativa. O vereador mais votado na segunda maior cidade do Vale do Taquari possui prestígio entre líderes estaduais do partido, mas deve enfrentar forte resistência em âmbito regional. Não em função de problemas pessoais com fulano ou ciclano. E, sim, em função da vontade de outros progressistas também concorrerem ao sonhado cargo de Deputado Estadual. Entre eles, prefeitos, ex-prefeitos, ex-secretários e vereadores.


Álcool gel adulterado

Não há o que não haja. O governo de Lajeado abriu processo administrativo e notificou a empresa Agile Distribuidora de Materiais Descartáveis S&M LTDA, que forneceu ao município, em março, 150 galões de álcool em gel 70% da marca Iodontosul. Ocorre que a empresa é investigada pelo Ministério Público por falsificação dos produtos comprados para o combate ao novo coronavírus em postos de saúde e unidades. No início de dezembro, um empresário de Porto Alegre, responsável técnica da empresa, foi preso. O município busca o ressarcimento integral do valor, e não descarta uma ação judicial para ressarcimento dos danos. Vamos combinar. É o mínimo a ser feito!


Corrente do Bem

Em Encantado, o presidente da Câmara de Vereadores encaminhou ofício ao Poder Executivo manifestando a intenção de destinar R$ 3 mil para a ONG Corrente do Bem. O singelo valor servirá para os necessários consertos no caminhão “Cantante da Corrente do Bem”, que irá fazer a coleta e distribuição de alimentos para pessoas em vulnerabilidade social.

Acompanhe
nossas
redes sociais