Chega de Gratificações!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Chega de Gratificações!

Por

Vale do Taquari

Pouco importa se é “13º salário” ou “Gratificação Natalina”. A denominação do benefício é só um detalhe. Fato é que a proposta de regularizar o pagamento deste auxílio anual de R$ 5,6 mil aos vereadores de Estrela é uma afronta ao desejo da imensa maioria dos eleitores, que não admite incluir os parlamentares nos mesmos critérios do trabalhador que cumpre diariamente o seu horário de expediente. Basta ver a reação dos estrelenses após a divulgação do projeto de emenda à Lei Orgânica, e que ainda deve gerar fortes manifestações até a data de votação da matéria.

É um tema complexo. Se a medida busca normatizar o 13º salário, evitar eventuais cobranças retroativas e assim dar maior segurança jurídica à Câmara de Vereadores, a solução não precisa ser necessariamente o pagamento legalizado do valor anual aos parlamentares. Ora, o plenário é soberano. O plenário pode decidir, por meio de um novo projeto de emenda à Lei Orgânica, que não haverá Gratificação Natalina para os vereadores estrelenses. Afinal, o STF decidiu pela legalidade, mas não está obrigando o povo estrelense a torrar mais de R$ 70 mil a cada novo ano.


Federasul de cara nova

Anderson Cardoso foi eleito nesta quarta-feira, por aclamação, como o novo presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul). Hoje ele exerce o cargo de vice-presidente, e vai comandar a entidade na gestão 2021/2022. A eleição teve a participação de 125 associações comerciais e a AGO digital foi pela plataforma Zoom. Cardoso concede entrevista hoje ao Frente e Verso. Ele assume a vaga de Simone Leite, que se destacou, também, pela proximidade e envolvimento com as pautas Vale do Taquari.


Duplicação e MP

Em Paverama e Teutônia, o Ministério Público iniciou um “Procedimento Administrativo de acompanhamento de Instituições” para acompanhar a “alteração do itinerário do transporte público municipal e intermunicipal, em função da instalação da praça de pedágio na BR-386, próximo à localidade de Bom Jardim, em Paverama”. O promotor responsável é Rogério Fava Santos.


Adiós, Dieguito!

A morte do argentino “Dom” Diego Armando Maradona está entre aqueles poucos eventos que ficam efetivamente cravados na história. O segundo Deus do futebol é um dos maiores ícones da história do esporte mundial. Dentro e fora de campo. “Dieguito” era uma metáfora da vida. Com seus altos e baixos, erros e acertos, com seus momentos de glória e depressão, de paixão, ódio e amor, o eterno camisa 10 era a crônica perfeita e imperfeita do nosso cotidiano, da nossa sociedade. Ele levava um pouquinho de cada um de nós, mas com um bocado a mais de ternura. Aliás, ele transbordava ternura. Ele era o retrato perfeito e imperfeito desta montanha-russa que é a vida. Descanse em paz, “El Pibe”.


Pacto pela Paz

O prefeito reeleito de Colinas faz um apelo pela paz. Sandro Hermann (PP) foi bombardeado no primeiro governo. A partir de 2017, os pedidos de informações (antes absolutamente discretos) por parte dos vereadores passaram a chegar quase que diariamente ao gabinete do gestor. É tarefa do parlamentar, sim. Mas também é tarefa do parlamentar a busca das informações por meio no Site de Transparência do município. Dessa forma, não haverá o risco de sobrecarregar o trabalho do Executivo com muitas dúvidas que, por vezes, não passam de mera “picuinha”. Ora, vamos combinar. Colinas tem tudo para crescer e a união pelo desenvolvimento deve ser o norte!


Secretários em Arroio do Meio

Pouco a pouco, e a equipe de governo do prefeito eleito Danilo Bruxel (PP) começa a tomar forma. Segundo informações extraoficiais, o ex-vereador Gustavo Kasper (PP) é cotado para assumir a Secretaria de Saúde, e o atual vereador Darci Hergessel (PDT) a Secretaria de Obras. Outra previsão ainda não confirmada é o nome do suplente de vereador Jonas Schwarzer Sula (PP) como um possível Coordenador ou Diretor do setor de Indústria e Comércio do município. O nome do novo Secretário de Agricultura também está pré-definido. E a Secretaria de Educação será do PDT.


Sangue nos olhos

O prefeito eleito de Teutônia demonstrou diferentes sentimentos na entrevista concedida ontem ao Programa Frente e Verso. Inicialmente, buscou repassar tranquilidade e pacificidade aos teutonienses. Em um segundo momento, deixou transparecer a raiva sentida durante os dias finais de campanha, quando ele e sua família foram vítimas de notícias falsas pelas redes sociais. A partir destes episódios, e segundo ele mesmo, a vitória foi na base do “sangue nos olhos”.

Acompanhe
nossas
redes sociais