“Fiscaliza” na parede

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

“Fiscaliza” na parede

Por

Atualizado quarta-feira,
04 de Novembro de 2020 às 09:14

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A página “Fiscaliza Lajeado” foi criada no Facebook após a vitória de Marcelo Caumo (PP), em 2016. Está classificada como uma “Organização Política”. No perfil, consta como uma “Página criada por um grupo de amigos, com o intuito de fiscalizar as ações da Prefeitura de Lajeado”. Durante esses quatro anos do atual governo, o espaço se consolidou como uma espécie de porta-voz da comunidade. Mas também “ousou” algumas críticas mais efusivas e até denúncias contra o atual gestor e seus principais aliados, especialmente.


“Fiscaliza” na parede II

Hoje a página conta com 14.625 seguidores. Ao longo desses quatro anos, algumas postagens foram retiradas do ar, logo após denúncias de ofensas. Agora, a paciência dos ditos ofendidos acabou. O prefeito Marcelo Caumo ingressou com um processo particular para a quebra de sigilo da sórdida página. Afinal, o responsável, ou os responsáveis, sempre se mantiveram no anonimato. “Não tenho problema com as críticas. Mas o responsável precisa mostrar a cara para que assuma eventuais consequências”, afirma Caumo.


“Fiscaliza” na parede III

No processo, Caumo pede “a apresentação em juízo de todas as informações atinentes ao usuário, login e IP de computadores da página Fiscaliza Lajeado do Facebook constantes nos seus registros e capazes de auxiliar na identificação do usuário, incluindo, mas não se limitando a: dados cadastrais e registros de acessos (números de IP, com datas e horários GMT) — referentes aos últimos 6 (seis) meses”. E o Operador do serviço Facebook disponibilizou os documentos com os dados cadastrais e registros de acessos.


“Fiscaliza” na parede IV

O Operador do serviço Facebook disponibilizou dois documentos no dia 17 de setembro. O primeiro possui 16 páginas com os dados cadastrais e registros de acessos referentes à página. O outro possui 17 laudas contendo os dados cadastrais e registros de acessos referentes ao usuário responsável pelas publicações reclamadas e pela página mencionada. Ontem, na sessão da Câmara de Vereadores, a vereadora Mariela Portz (PSDB) levou o fato ao público. Em plenário, ela afirmou que o responsável pela página é Lucas Ahne, o Assessor Parlamentar do vereador Sérgio Kniphoff (PT).


“Fiscaliza” na parede V

Mariela solicita a instauração de uma investigação interna na câmara para averiguar eventual uso da máquina pública para as publicações. “Também quero saber se foram publicadas em horário de expediente”, diz. “E por que nunca atacaram ninguém da Oposição? Quem mais ajudava nas postagens”, questiona. “Eu divulguei o nome para que todos que se sentiram ofendidos possam buscar seus direitos”, completa. Além disso, o processo movido contra o Facebook busca descobrir a origem dos recursos utilizados para patrocinar algumas postagens realizadas na página.


“Fiscaliza” na parede VI

Questionado, Kniphoff diz que foi surpreendido. “Também fui contra muitas coisas da página ‘Política Lajeado’, que ficou muito panfletária. Quando surgiu o ‘Fiscaliza’, também não quis pesquisar. Eu não acompanhava essa página. Para mim, é uma surpresa. E antes de qualquer comentário, quero ter acesso ao documento que foi entregue ao presidente da câmara, para saber mais detalhes. Qual o CPU utilizado, e se de fato há mensagens injuriosas. Afinal, se houve agressão ou injúria, precisa ser devidamente averiguado”, sustenta. Lucas Ahne não atendeu às ligações.


O resultado das campanhas

A primeira pesquisa realizada em Lajeado (registro: RS-06789/2020) após o início oficial da campanha eleitoral demonstra um ambiente amplamente confortável para o atual prefeito. Marcelo Caumo (PP) aparece muito à frente da delegada aposentada Márcia Scherer (MDB) e também de Daniel Fontana (PSB). Na espontânea, o progressista obtém quase 35% de vantagem sobre a emedebista, em um universo com 23% de eleitores indecisos. Faltando 11 dias para o dia do pleito, Márcia terá de atrair 100% dos indecisos e ainda retirar votos do prefeito para ter chances de virada. Ou seja, e de acordo com a pesquisa, a campanha do prefeito surtiu, até o momento, um efeito mais positivo entre os eleitores.


Frente a frente

O Professor Celso Forneck (PDT) foi o primeiro candidato a prefeito de Teutônia a ser sabatinado no programa Frente e Verso. Fã assumido do saudoso Leonel de Moura Brizola, ele concorre pela segunda vez na vida em um pleito municipal. Naturalmente ligado ao setor da educação, ele promete avanços no turno inverso e quer fazer da sala de aula o propulsor do desenvolvimento naquela cidade. Forneck também aposta nas incubadoras para a criação de novas empresas.


Frente a frente II

Forneck foi bastante ponderado durante os 45 minutos de conversa. Evitou ataques ao atual governo, e direcionou o seu tempo para as propostas e seus necessários contextos. Ele foi bem durante a sabatina. E demonstra confiança na vitória. Segundo ele, o pleito de 2016 foi perdido por detalhe. “Faltou tempo”, afirma o pedetista. A afirmação tem como base o seu crescimento na reta final daquele pleito, o primeiro na vida do professor. Dessa vez, foram quatro anos de preparação.

Acompanhe
nossas
redes sociais