“Pedimos a chance de avançar nos bons projetos”

Sabatina

“Pedimos a chance de avançar nos bons projetos”

Atual prefeito, Klaus Schnack cita ações dos últimos quatro anos na mobilidade urbana e promete evoluir em pavimentações, saneamento básico e construção de novas escolas infantis

Por

“Pedimos a chance de avançar nos bons projetos”
Schnack busca a reeleição em Arroio do Meio. Atual prefeito concorreu a primeira vez em 2008 (Foto: Ana Carolina Becker)
Arroio do Meio

Klaus Schnack (MDB) concorreu a primeira vez em 2008, quando se elegeu vice-prefeito de Arroio do Meio. Oito anos depois, chegou ao ponto mais alto do Executivo. Mesmo com desafios como pandemia, greve dos caminhoneiros e enchente histórica, afirma ter concluído praticamente todos os projetos do plano de governo.
Em sabatina à Rádio A Hora 102.9, o atual prefeito que concorre a reeleição pediu mais quatro anos para avançar em áreas como infraestrutura, saúde e educação.

Existe um problema de mobilidade urbana no trevo de acesso. O que é possível fazer para resolver esse e outros gargalos do trânsito?
Buscamos junto da EGR uma análise de aumento de capacidade e temos que ficar firmes no modelo de concessão da ERS-130. Dentro dessa concessão, é necessária a construção de vias laterais e acessos seguros entre Barra da Forqueta, São José e Medianeira. Também buscamos alternativas e abrimos a Rua Juscelino Kubitscheck, aproveitando a ponte sobre o Arroio Grande que conecta Centro ao Dom Pedro II e Bela Vista.

Tem projeto de pavimentação para o próximo ano?
Temos um trabalho contínuo no projeto Passo à Frente, utilizando o próprio equipamento da prefeitura. Estamos trabalhando em trechos de Palmas, Dom Pedro II e VRS-482.

Você tinha um projeto junto à Funasa e Corsan para saneamento básico. Como está essa situação?
Avançou até o ponto de estar no licenciamento final para uma estação de tratamento. Indicamos uma área possível. Mas como os procedimentos mudam, a Corsan já tem um sistema de limpeza de fossas individuais, o que evita a quebradeira da cidade e investimentos de milhões em projeto.

O que o fazer com os resíduos sólidos?
No nosso interior, avançamos na questão de ampliação da coleta de lixo. Queremos também aproveitar os materiais servíveis para que economicamente seja viável a coleta seletiva. Pensamos em algo que dê resultado ao ambiente e seja autofinanciado. Já tratamos com empresas de projetos para pirólise (queima do lixo para produção de energia). Mas para isso precisamos de um volume de lixo de âmbito regional.

Agradecemos a confiança nesses números parciais, mas o trabalho segue com o mesmo planejamento.

Saúde pública tem sido a grande demanda da comunidade. Qual sua proposta?
Estamos com o projeto da UTI em implantação. A montagem das estruturas metálicas para a obra civil deve estar pronta até o fim do ano ou em janeiro. Estamos trabalhando de forma conjunta para implementar de forma definitiva a UTI.

Outro assunto é o setor primário? O que pretende nessa área?
Agricultura é nossa prioridade e estamos atentos à produção de grãos, hortifrutigranjeiros e orgânicos. Incentivamos as pequenas propriedades com atenção às estradas e equipamentos. Paralelo a isso temos o trabalho com as agroindústrias, onde conseguimos o Sisbi para venda de produtos em todo o Brasil.

Entre as prioridades elencadas em pesquisa, a segunda é educação. Quais as suas propostas?
Além de ajustar com segurança o retorno das aulas no novo normal, temos como determinação da comunidade a ampliação de mais vagas nas escolas infantis. Queremos avançar no atendimento de Palmas e ter uma nova escola na Barra da Forqueta. Também pretendemos avançar no turno integral e construir uma nova escola em Bela Vista.

Por que o arroio-meense deve escolher a sua proposta?
Nós estamos muito animados e à vontade para dizer que os planos de governo de 2016 foram praticamente executados. Estamos construindo de forma conjunta com a comunidade uma nova proposta. Como outros tiveram essa oportunidade, pedimos a chance de avançar nos bons projetos nos próximos quatro anos.

Qual a avaliação sobre a pesquisa que aponta vantagem superior a 12% contra Danilo Bruxel?
Estamos fazendo um trabalho construtivo com a comunidade durante a campanha, da mesma forma que nos quase quatro anos de gestão. Nos colocamos à disposição da comunidade com a colaboração dos nossos partidos e militância. Agradecemos a confiança nesses números parciais, mas o trabalho segue com o mesmo planejamento.

Acompanhe
nossas
redes sociais