Higiene divertida para as crianças

Saúde

Higiene divertida para as crianças

Confira cinco dicas para ensinar limpeza pessoal de forma lúdica

Por

Higiene divertida para as crianças
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os pais têm papel fundamental no desenvolvimento de hábitos saudáveis na vida dos filhos. “A criança, desde muito cedo, aprende ao observar os adultos”, destaca o médico pediatra João Paulo Weiand.

Desta forma, dar o exemplo é o primeiro passo para ensinar a importância e a forma correta de realizar a higiene.
Falar sobre higienização ainda na infância também contribui para que o hábito se fortaleça e permaneça ao longo da vida. Conforme Weiand, entre as práticas que podem ser ensinadas desde cedo, estão o banho diário, a escovação dos dentes e lavar as mãos com água e sabonete.

A partir dos três anos, a higiene dos órgãos genitais após eliminações fisiológicas (urina e fezes) também pode ser ensinada e, para os que frequentam a escola ou outros ambientes de grupo, o uso do álcool em gel.

Depois de observar o exemplo dos pais e de ser ensinada, por meio de uma linguagem acessível, também é essencial buscar alternativas para que a criança considere as práticas de higiene divertas.

“Para a criança querer fazer algo, ou criar um determinado hábito, ela tem que achar que isso é bom e prazeroso para ela”, acrescenta o especialista. Além disso, também é fundamental que ela tenha contato com a natureza e animais domésticos. “A criança precisa brincar e, nessas atividades, muitas vezes se expõe a determinados tipos de sujeira, que ajudam, de certa forma, a estimular a imunidade”, explica.

“Além disso, sabe-se que crianças que não brincam ao ar livre e são mantidas em ambientes muito limpos, estão mais propensas a algumas patologias”.

O equilíbrio está no bom senso, acredita o médico. O contato com o exterior deve ocorrer de forma natural, por meio das brincadeiras. “Lembrando a criança que, após brincar, correr, suar e se sujar, vem sempre a higiene”.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais