Espaços pequenos também oferecem possibilidades

Arquideias

Espaços pequenos também oferecem possibilidades

Projeto transforma ambiente reduzido em cômodo funcional sem precisar de obra

Por

Espaços pequenos também oferecem possibilidades

A arquitetura é uma grande aliada no aproveitamento de espaços pequenos. No projeto da Arquitetura Caê , o desafio foi transformar um espaço de 7,5 m², onde a inserção de uma escada deixa o ambiente em formato de L, em um quarto de hóspedes.

O objetivo era garantir um espaço privativo, isolado da circulação na escada que passa por dentro do cômodo; e usual, com a opção de hospedar uma pessoa de forma confortável, mas que também possa receber até três visitantes, explica o arquiteto responsável, Carlos Augusto Ely Spaniol.

Para isso, foi utilizado o espaço inferior da escada para embutir um armário e deixar livre toda área útil de piso para acomodação dos futuros hóspedes. A cama box com cama auxiliar foi a opção escolhida para otimizar o espaço e a porta do armário foi dividida mais acima, para que se tenha acesso à parte interna sem incomodar o hóspede da cama auxiliar.

Junto com o painel de cabeceira, que garante mais conforto ao não deixar a pessoa em contato direto com a parede, criou-se um baú para guardar um terceiro colchão e assim possibilitar a acomodação de mais uma pessoa.

Uma testeira foi adicionada sobre o baú, para trazer luz indireta, com acendimento rápido pela cama, e luz noturna, além de possibilitar a instalação de um ar condicionado individual nesse ambiente, sem a necessidade de obra, quebradeira e sujeira, destaca o arquiteto.

Pela parte de fora do painel, que se integra na mesma marcenaria do armário, criou-se um rodapé mais alto, que tem também a função de corrimão da escada. Optou-se ainda por uma porta de correr, para não se perder o espaço de giro.

Devido a grande profundidade do armário sob a escada, o cabideiro foi invertido, ficando no sentido da profundidade, e instalado com corrediças, de forma a se ter acesso a toda sua extensão. “Tudo feito em marcenaria, rápido e limpo, e tons neutros e claros, de forma a maximizar visualmente o espaço”, destaca o arquiteto.

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais