Sinepe defende autonomia para escolas definirem retorno de turmas

Volta do ensino

Sinepe defende autonomia para escolas definirem retorno de turmas

Na avaliação do presidente Bruno Eizerik, alunos dos anos iniciais são os mais prejudicados pelas aulas remotas e devem ser os primeiros a retornarem à sala de aula

Por

Sinepe defende autonomia para escolas definirem retorno de turmas
Eizerik em entrevista ao Frente e Verso

Expectativa do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS) é que ainda em agosto o governo do estado permita o retorno dos alunos à sala de aula. O tema foi abordado no programa Frente e Verso da manhã de hoje, com participação do presidente do Sinepe/RS, Bruno Eizerik.

Conforme Eizerik, a entidade defende que as escolas tenham autonomia para definir quais as turmas que devem retornar primeiro, respeitando os protocolos de higiene e quantidade de alunos adequada.

Caso não houver autonomia, a opção recomendada pelo Sinepe é pela volta dos alunos das aulas iniciais. “Os alunos do ensino fundamental e médio se habituam melhor as aulas remotas. Para as crianças das séries iniciais, esse tipo de ensino é mais complicado sem o apoio pedagógico”, argumenta.

Atualmente, o governo do estado sinaliza o retorno com os alunos do ensino médio e 9° ano do ensino fundamental.

Dificuldade financeira

A inadimplência nas escolas privadas chega a 20%, afirmou Eizerik em entrevista. No ensino superior, o percentual sobe para 30%.

Na educação infantil, principalmente das crianças de 0 a 3 anos, Eizerik prevê a pior situação. Conforme ele, a receita das creches particulares caiu cerca de 50% no estado. O Sinepe estima o fechamento de aproximadamente 30% das creches.

Conforme ele, a diminuição nas escolas privadas infantis gerará sobrecarga na rede municipal e já estão ocorrendo registros de escolas clandestinas no estado.

Entrevista completa no link:

Acompanhe
nossas
redes sociais