Pouso Novo entrega proposta para Programa de Aquisição de Alimentos

assitência Social

Pouso Novo entrega proposta para Programa de Aquisição de Alimentos

Município, pioneiro na operacionalização do PAA na região, investiu R$ 80 mil no projeto que beneficia produtores rurais e famílias em situação de vulnerabilidade

Por

Atualizado quarta-feira,
05 de Agosto de 2020 às 16:36

Pouso Novo entrega proposta para Programa de Aquisição de Alimentos
Foram realizadas nove entregas, que beneficiam 70 famílias em vulnerabilidade social e integrantes do Bolsa Família. Foto: Divulgação/Emater
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O município de Pouso Novo – pioneiro na operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal no Vale do Taquari -, realizou nessa terça-feira, 4, a última entrega da proposta que teve início em outubro do ano passado.

Com um investimento de R$ 80 mil foram realizadas nove entregas, que beneficiam 70 famílias em vulnerabilidade social e integrantes do Bolsa Família, que tiveram acesso a kits de alimentos fornecidos todos os meses por 20 produtores, com o objetivo de promover o acesso a alimentos em quantidade, qualidade e regularidade.

Por conta da pandemia, algumas das entregas exigiram uma nova logística que visava evitar aglomerações, respeitando as orientações dadas por órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde. “Assim, os encontros coletivos e mensais deram lugar a visitas em outros locais para que as famílias não fossem prejudicadas”, salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar, Charles Fantin Machado.

Dessa forma, com do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e da Secretaria Municipal da Saúde, foi possível a entrega de itens, como, repolho, couve-folha, couve-flor, brócolis, aipim, moranga, laranja e bergamota, além de conservas, geleias, pães, bolos e massas, entre outros.

No contexto da pandemia o processo de higienização dos alimentos também foi diferenciado para evitar contaminações. “Não por acaso o simbolismo destas entregas, em um momento em que tantas pessoas estão vulneráveis, foi ainda maior”, afirmou Machado, valorizando a política pública que beneficia não apenas os produtores, que tem a venda garantida, mas também as famílias vulneraveis. “Mais que uma forma de complementação de renda, é também uma mania de levar carinho, empatia as pessoas”, pontuou a secretária de Assistência Social, Kelin Brock.

A Emater/RS-Ascar, que opera em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, realiza há seis anos entregas por meio do PAA em Pouso Novo. “Para a minha família esta cesta é muito importante, já que não somos produtores rurais e tenho dois filhos pequenos, sendo este um ótimo complemento para a alimentação deles”, argumenta a beneficiária Catiele de Oliveira, que garante que até os hábitos alimentares foram mudados. “Todos estão comendo mais frutas e verduras”, salienta. “O nosso objetivo é renovar o convênio para que haja a continuidade desta política pública”, avalia Machado.

Acompanhe
nossas
redes sociais