Empresária relata desafios da mulher para empreender

empreendedorismo

Empresária relata desafios da mulher para empreender

Renata Galiotto, diretora da Ciamed Distribuidora, também anuncia a inauguração uma franquia de lentes Eyezen, em Lajeado

Por

Atualizado quarta-feira,
01 de Julho de 2020 às 09:41

Empresária relata desafios da mulher para empreender
Créditos: Laura Mallmann
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A diretora da empresa Ciamed Distribuidora de Medicamentos, de Encantado, Renata Casagrande Galiotto, participou do programa A Hora Bom Dia, desta quarta-feira, para avaliar o empreendedorismo no setor da saúde e as dificuldades e oportunidades impostas pelo mercado.

A Ciamed completa no mês de julho 17 anos e trabalha com operação logística e distribuição de medicamentos para todo o país. Renata expõe o cenário nacional de mulheres frente a esse mercado. Para ela, é uma área dominada por homens. “Somos apenas duas no país. Eu e a Ana, de São Paulo”.

Renata relembra que iniciou nos negócios após concluir a graduação. Ela relata que passava por dificuldades na vida pessoal, mas por conta da personalidade forte seguiu com o pensamento de empreender. “A ideia de investir em um atacado de medicamentos foi do meu orientador no trabalho de conclusão. Eu tinha em mente que precisava ter o meu negócio e inicialmente pensei em abrir uma farmácia”, explica.

Após analisar o cenário regional, Renata lembra que decidiu abrir a distribuidora mesmo sem conhecimento na área. “Minha graduação era de optometria. Peguei uma agenda telefônica e contatei donos laboratórios. Eu anotava tudo que me falavam e comecei a estudar”, explica.

O começo da Ciamed foi no quarto andar da Loja Beneduzi. “Superei momentos tensos e assim persisti no negócio”. Atualmente, a empresa tem a matriz em Encantado, filiais no Leme, em São Paulo, e em Palhoça, Santa Catarina. A Ciamed atende licitações públicas, hospitais públicos e privados, além de clínicas médicas.

Sempre inovar

Renata acredita que a liderança está baseada no conhecimento. “Percebi que meus colegas tinham de 18 a 25 anos e estavam estudando. Logo, eu não teria mais assunto por estarem mais atualizados que eu. Voltei para os estudos para liderar por meio do exemplo”, reforça.

Novo negócio

Em Lajeado, a Renata anuncia a abertura de uma franquia de lentes Eyezen, uma fornecedora alemã. “Acreditamos no potencial da cidade. É uma loja baseada em conceito e tecnologia, e é a primeira do interior do estado”, afirma.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais