Os Humanos dos  Recursos Humanos

opinião

Albano Mayer

Albano Mayer

Consultor executivo e articulador do Pro_Move Lajeado

Assuntos e temas do cotidiano

Os Humanos dos Recursos Humanos

Por

Tudo na Hora 2 - Lateral vertical - Final vertical

Por volta de 1990, quando eu estudava Informática na Unisinos, me deparei com uma disciplina transformadora, ou melhor, uma professora transformadora, chamada Nina Rosa Calegari. A professora Nina recém tinha chegado de seus estudos de doutorado na Espanha e ministrava a disciplina de Introdução à Administração no curso de Informática, e, como seu doutorado era na área de Recursos Humanos, ela passou o semestre nos desafiando a entender as pessoas e as organizações.

A professora Nina, uma Humana de RH, foi transformadora na minha vida. No final do semestre fui conversar com ela para entender o novo curso que a Unisinos estava desenvolvendo. Ela era tão motivada e tão cheia de propósito que não hesitou em me convidar para deixar os estudos de Informática e partir para a Administração com Ênfase em RH, graduação na qual me formei em agosto de 1999.

Cursar RH foi realmente um divisor de águas na minha vida, pois passei a estudar as pessoas, suas relações, necessidades, ambições, empatias, desempenho, frustrações, motivações, entre tantas as variáveis que nós, os Humanos dos RH, temos que entender para melhorar o desempenho das organizações em que estamos inseridos.

A minha vida profissional, ainda iluminada pela professora Nina, foi mais longe, acreditando que podemos desenvolver as pessoas através do conhecimento, das informações e da capacitação. Com isso, me tornei um promotor da educação profissional, muitas vezes no papel de comunicador, professor, consultor, instrutor ou de articulador desta área de transformação individual.

Me orgulho de ter conseguido na noite da minha formatura, 14 agosto de 1999, ter agradecido a prof. Nina, que infelizmente veio a falecer aos 46 anos no dia 30 deste mesmo mês.

No dia 3 de junho, comemoramos o dia do profissional de RH, os Humanos que cuidam dos nossos Humanos, e é com orgulho que dedico estas linhas para homenagear os meus colegas, em especial a minha amiga e falecida professora Nina, a quem devo a minha transformação pessoal!

Somos agentes de transformação, transformem as suas atitudes!
@atitudeeutenhoaminha