Prefeitura e Univates iniciarão pesquisa sobre Covid-19

Pesquisa Epidemiológica

Prefeitura e Univates iniciarão pesquisa sobre Covid-19

Objetivo é verificar o percentual de moradores que já desenvolveram os anticorpos para a enfermidade. Coletas iniciam no sábado

Por

Prefeitura e Univates iniciarão pesquisa sobre Covid-19
Terceiro surto em lar geriátrico registrou 36 casos positivos. Foto: Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical
No sábado, dia 30, Prefeitura e Univates iniciam a coleta de dados para o estudo, chamado “Pesquisa de Contaminação por Covid-19 na População de Lajeado”.
A investigação foi aprovada nessa quarta-feira, dia 27, pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e tem como objetivo estimar a prevalência, ou frequência, da Covid-19 na população. A pesquisa fará a testagem de 3.600 pessoas, em endereços sorteados aleatoriamente na cidade, para verificar o percentual de moradores da cidade que já desenvolveram os anticorpos para a enfermidade causada pelo novo coronavírus.
– É muito importante que as pessoas sorteadas participem e façam o teste quando forem convidadas. Esta será uma das maiores pesquisas do Brasil sobre a prevalência da Covid-19, e teremos em mãos as informações que embasarão as estratégias de enfrentamento à pandemia nos próximos meses. Esta é uma enfermidade desconhecida, e precisamos de dados precisos para saber como agir. Mesmo que, neste momento, pareça que a cidade já passou pelo pior momento da epidemia, queremos descobrir quantas pessoas da nossa comunidade já estão imunizadas contra este vírus – disse o prefeito, Marcelo Caumo.
Para conduzir a pesquisa, a prefeitura contratou a Univates, que recrutou estudantes das áreas de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Biomedicina para atuarem em parceria com pesquisadores e com agentes de saúde.
Em duplas ou trios, o grupo fará a abordagem dos moradores sorteados para a pesquisa e, se houver concordância, fará a coleta para o teste rápido e a pessoa responderá a um questionário. Importante salientar que os participantes serão sorteados, então não há como se inscrever ou se oferecer para fazer o teste.
No último domingo, dia 24, as equipes que atuarão na pesquisa foram capacitadas durante toda a manhã na Univates. Eles receberam informações sobre a metodologia do estudo, como usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), conheceram o questionário que será aplicado com uso do celular e tiveram uma aula prática sobre o teste rápido, quando puderam praticar aplicando o teste um ao outro.

Como será realizada a pesquisa

– Os endereços em que os testes serão realizados serão sorteados seguindo critérios de distribuição geográfica usados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em cada abordagem nos endereços sorteados, uma pessoa será convidada a participar. Aceitando, deverá responder ao questionário informando dados gerais, de saúde, comportamento, comorbidades, sintomas e outros, e também terá uma gota de sangue coletada para a verificação da presença de anticorpos e terá medidas do abdômen verificadas. Se o caso for positivo, os demais moradores da residência também serão testados. Os dados dos participantes permanecerão em sigilo. Os casos positivos serão informados à Vigilância Epidemiológica do município para acompanhamento da evolução da pandemia.

 

– O trabalho de campo será realizado por equipes de 2 pessoas – uma para a coleta e outra para o questionário – com o apoio de agentes de saúde da Secretaria da Saúde, que conhecem as diferentes regiões da cidade e seus moradores.

 

– A pesquisa será realizada em 3 etapas, com intervalos de 14 dias entre cada uma. Este período é o intervalo de tempo adequado para detectar a expansão do vírus, cujo ciclo médio entre contaminação e cura é de 14 dias.
– Na primeira etapa, 1.500 pessoas serão testadas por meio de teste rápido para verificar se já tiveram contato com o vírus, o que será indicado no resultado por meio da detecção dos anticorpos. A quantidade de participantes a serem testados na segunda e terceira etapa será definida após os resultados da primeira etapa. Ao final, 3.600 pessoas terão sido testadas no município.
– A pesquisa realizada em Lajeado baseou-se no modelo que está sendo realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 9 municípios gaúchos e agora também nacionalmente, com aperfeiçoamentos locais e ajustes quantitativos, já que haverá um percentual maior de testagens em Lajeado. Com uma população estimada em 84.014 pessoas (segundo o IBGE 2019), o volume de testes realizado em Lajeado resultará em uma pesquisa com margem de erro de 1% e índice de confiança de 95%.
– A pesquisa teve aprovação do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para garantir que a realização esteja em conformidade com preceitos científicos e que seus resultados possam ser usados em publicações da área.
– O valor da pesquisa, de R$ 141 mil, será custeado pela Prefeitura e será destinado principalmente à aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para uso dos pesquisadores, que precisarão trocar seus aventais e luvas a cada visita realizada, e para custear as equipes. Os testes rápidos que serão utilizados foram repassados pela Secretaria Estadual da Saúde.

 

– A primeira etapa de coletas começa a ser realizada no sábado, 30/05, e deve durar de 4 a 5 dias.
– Depois de cada etapa de coleta, serão divulgados os resultados da prevalência encontrada em Lajeado.

Acompanhe
nossas
redes sociais