Último dia para regularizar o título

eleições 2020

Último dia para regularizar o título

Com suspensão do atendimento presencial, procedimentos devem ser realizados pelo eleitor na internet

Por

Último dia para regularizar o título
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Termina hoje o prazo para eleitores regularizarem sua situação junto à Justiça Eleitoral. Quem não fizer a operação dentro do prazo ficará impedido de votar nas eleições municipais deste ano, marcadas para 4 de outubro.

Com o atendimento presencial suspenso nos cartórios eleitorais, o cidadão pode fazer a regularização pela internet. Ele deve preencher o formulário no sistema Título Net e, em seguida, anexar documentos necessários para a conclusão do atendimento de acordo com a situação. O sistema está programado para exigir, com obrigatoriedade, documento de identidade, comprovante de residência e fotografia no estilo “selfie”.

A imagem dos documentos deve contemplar frente e verso ou o suficiente para preencher a obrigação. O andamento do pedido poderá ser visualizado pelo eleitor na aba “acompanhar requerimento”, disponível no sistema.

 

Auxílio remoto

Em Lajeado, mesmo com o atendimento presencial suspenso, eleitores procuram o plantão para esclarecimentos e busca de informações, além de solicitações para alistamento e transferência.

A chefe da unidade local, Maria Betânia Rohde alerta para os cidadãos preencherem corretamente o formulário para que consiga regularizar sua situação perante à Justiça Eleitoral.

“Nós vamos analisar se ele colocou o RG certo, o nome da mãe, a data de nascimento. Ver se tudo isso confere com os documentos que ele anexou. Depois que preencher tudo, será gerado um protocolo e poderá acompanhar por aí, informando o nome dele”, explica.

Biometria

Municípios que tinham prazos para a conclusão do recadastramento biométrico em 2020 tiveram a obrigatoriedade suspensa pelo Tribunal Regional Eleitoral. É o caso de Lajeado, cujo prazo original se encerrou em 11 de março.

Conforme Maria Betânia, os cerca de 10 mil eleitores que não fizeram a biometria até aquela data poderão votar normalmente no pleito de outubro, se estiverem em dia com a Justiça eleitoral. “Eles terão que fazer o recadastramento dentro de um novo prazo, que ainda será definido pela justiça”, explica.

 

Atendimento

Caso seja necessário entrar em contato com a Justiça Eleitoral, os servidores dos cartórios estão atendendo remotamente pelo telefone celular e e-mail, das 12h às 19h.

Acompanhe
nossas
redes sociais