Mexendo com o sistema

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Mexendo com o sistema

Por

Atualizado terça-feira,
21 de Abril de 2020 às 08:28

Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os vereadores Ildo Salvi e Mariela Portz, da bancada do PSDB de Lajeado, enfim mexeram em um grande vespeiro increspado na Câmara faz décadas. O projeto de lei que extingue 19 dos 43 Cargos Comissionados (CC´s), e gera uma economia superior a R$ 1,5 milhão ao ano, veio na hora e no momento certo. E certamente enfrentará forte resistência entre os parlamentares que insistirão em manter todos os privilégios garantidos pelo sistema.

Mexendo com o sistema II

Na coluna de sexta-feira, antecipei a reação de alguns vereadores. “Desdenhar, depreciar, menoscabar, menosprezar, vilipendiar, ignorar, e, por fim, tentar rejeitar. Serão essas as ações diante da proposta”. E foi exatamente essa a reação de muitos agentes do Legislativo lajeadense. E a primeira ação do “sistema” foi colocar em dúvida a legalidade da matéria ou a competência dos tucanos para propor tais medidas. Em suma, puro esperneio.

Mexendo com o sistema III

Na mesma coluna de sexta-feira, antecipei a primeira retórica de quem é contra. “Uma das narrativas que será utilizada pelos contrários à proposta é: Por que Mariela Portz (PSDB) e Ildo Salvi (PSDB) utilizam dois assessores e, faltando meio ano para o fim dos mandatos, decidem excluir uma dessas vagas de CC´s?”. E foi exatamente essa a reação de muitos agentes. Atacam os autores, os depreciam perante a multidão, e não debatem o projeto.

Mexendo com o sistema IV

A questão em pauta é muito simples, e nada tem a ver com os autores da importante proposta. Atacar o mensageiro para fugir da mensagem é prática antiga da classe política, mas vem perdendo força ano após ano. Em Lajeado, e ao fim de todo o esperneio de alguns parlamentares, restará uma única pergunta a fazer para cada um dos 15 vereadores: quem é a favor e quem é contra a economia de R$ 1,5 milhão por ano com a redução de 19 CC´s?

Mexendo com o sistema V

É possível presumir quais vereadores tentarão a todo custo derrubar o projeto de lei. E o sistema montado ao longo dos anos para proteger as regalias dos vereadores também vai agir para evitar essa perda. Eu estou falando propriamente das entidades representativas desta classe política. Nesse momento, o corporativismo de quem depende do sistema se movimenta de forma ainda mais ágil. Mas eu reforço: o eleitor já percebe essas movimentações.

Mexendo com o sistema VI

Os vereadores têm o final de semana para relaxar a avaliar com calma a proposta. O PL está muito bem organizado, e mantém um assessor particular por vereador – hoje são dois. A partir desta análise, eu tenho certeza que a maioria dos parlamentares também deve assinar a matéria e posteriormente aprová-la em plenário. Lajeado está fora da curva. Vereador não é “majestade” para ter dois funcionários próprios. É demais. Chega de pagar essa conta!


Compre o que é nosso!

 

Alguns veículos da região já replicam a campanha “Compre o que é nosso”, lançada faz duas semanas pelo Grupo A Hora. Isso é um grande passo para este importante movimento, que está longe de ser uma exclusividade do Vale do Taquari. O mundo está percebendo que esta é uma das principais formas de driblar a crise instaurada – e ainda não mensurada – pela pandemia do novo coronavírus, a Covid-19.

O mesmo já ocorreu em pelo menos duas cidades. Santa Clara do Sul e Forquetinha são as pioneiras nas campanhas de valorização dos produtos locais em tempos de pandemia. Saíram na frente e certamente vão aproveitar os frutos logo mais adiante. E sobre isso, reforço a cobrança que fizemos no programa Frente e Verso nessa sexta-feira: é preciso a atuação forte de todos os municípios, Amvat, Codevat e demais entidades nesta campanha!


Guarda Municipal

O projeto para implantação de uma Guarda Municipal em Lajeado está sob a análise dos vereadores. Faz poucos dias, o Secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli, participou de reunião virtual com os parlamentares, para repassar mais detalhes sobre os custos e detalhes administrativos.

Alguns representantes da Situação no plenário do Legislativo estão preocupados com o andamento desta matéria. Há quem diga que a Oposição tentará travar a proposta. Aguardemos!

Acompanhe
nossas
redes sociais