Isolamento social provoca queda na criminalidade

Segurança na pandemia

Isolamento social provoca queda na criminalidade

Ocorrências no Vale diminuíram 62% em abril. No estado, destaque está na redução dos latrocínios

Por

Isolamento social provoca queda na criminalidade
Para o comando regional da Brigada Militar, será difícil manter índices no mesmo patamar após fim do isolamento. Créditos: Divulgação/BM
Vale do Taquari

Com a pandemia do coronavírus e recomendações de isolamento, o número de registros de boletins de ocorrências da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Lajeado e também no estado, apresentaram queda.

Os registros entre os dias 17 e 29 de março, em comparação com o mesmo período de fevereiro caíram em 56%, de 325 casos para 143. O delegado responsável pela DPPA, Alex Edmundo Assmann, acredita que a criminalidade tenha diminuído neste período. “Não foi apenas o número de registros, pois quando as pessoas ficam em casa os casos também diminuem”, explica.

A diferença de registros também foi perceptível nos primeiros dias de abril. Na primeira semana deste mês, se comparado ao ano passado, apresenta a queda de 126 boletins de ocorrências, de 201 para 75 registros.

Conforme Assmann, a maioria dos registros é oriunda de furtos e roubos e, neste período, foram os casos que mais apresentaram queda. A orientação, segundo o delegado, é que a comunidade utilize a ferramenta da delegacia online e mesmo no período de isolamento, registre os casos.

Ações da BM

Neste período de redução nos indicadores de criminalidade, a Brigada Militar (BM) intensifica o patrulhamento em ruas centrais, bairros residenciais, barreiras policiais e abordagens de veículos.

Conforme o tenente-coronel e chefe do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT), Luis Marcelo Gonçalves Maya, esta queda nos índices não tem ligação direta com ações pontuais da BM. “Por este motivo, será difícil manter os números quando a circulação das pessoas voltar ao normal, porém continuaremos realizando ações à medida que as rotinas forem sendo retomadas”, explica.

Para Maya, as informações e denúncias repassadas pela comunidade tem sido fundamental para a boa atuação da BM. “É muito importante que esta atitude da comunidade permaneça após o retorno da rotina”, ressalta.

Queda de ocorrências no RS

Os casos de latrocínio no estado caíram 87,5% na comparação com o mês de março do ano passado. Em 2019, foram registrados oito casos no mesmo mês, e agora um. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP) do RS, este foi menor número para o período desde em 2002, quando iniciou o registro dos casos.

O resultado colaborou para diminuição de casos no acumulado desde janeiro. Houve baixa de 33,3% nos roubos com morte na comparação com o primeiro semestre do ano passado. Foram sete ocorrências a menos: 21 casos em 2019, para 14 neste ano.

O roubo de veículos, conforme os dados da SSP, teve queda de 10% no mês passado em relação a igual período de 2019, passando de 957 casos para 858.

Acompanhe
nossas
redes sociais