PP de Lajeado finaliza a lista de pré-candidatos à Câmara

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

PP de Lajeado finaliza a lista de pré-candidatos à Câmara

Por

Atualizado sábado,
04 de Abril de 2020 às 14:01

Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Partido Progressista de Lajeado define os nomes dos pré-candidatos a vereador e vereadora. Entre as principais novidades estão os vereadores Nilson do Arte, ex-PT, e Ernani Teixeira, ex-PTB.

Também assinaram ficha os suplentes Adi Cerutti, ex-PSD, Carlos Musskopf, ex-PT, e Deolí Gräff, ex-MDB. Entre os nomes novos na política, Felipe Milani, do Movimento Direita dos Vales (MDV), e Alex Schmitt, ex-procurador do município.

A lista segue com os nomes de oito mulheres: Eliana Heberle, Ana Lazaron Pereira, Mara Goergen, Bea Provim, Vivian Bach, Marines Klein, Ana Paula Wolf e Eleni da Silveira. Por fim, completam a lista Lorival Silveira, Mozart Lopes, Waldir Gisch, Fabiano Bergmann (Medonho), Isidoro Fornari, Heitor Hoppe, Adriel, Pingo, Flávio Kuntz, o músico Jerônimo Schuhl, Carlos Augusto Bianchin da Rosa e Adão Nunes.

 


Heróis nas ruas!

Dentro dos hospitais e postos de saúde, nossos heróis vestem jalecos. Nas ruas, eles vestem a pesada farda da Brigada Militar (BM) para resguardar a segurança da sociedade em tempos de pandemia.

E, diante do alto risco de contágio, algumas pequenas ferramentas podem garantir uma rotina de trabalho mais segura aos nossos seguranças.

Em Lajeado, os agentes receberam protetores faciais reutilizáveis. Na semana que vem a entrega será em outros municípios.


Cortando na carne!

O momento não poderia ser mais propício. A Mesa Diretora da Câmara de Estrela enfim protocolou os projetos de lei para reduzir salários de prefeito, vice e vereadores. O corte não será de 30%, conforme anunciado anteriormente, e conforme previa o requerimento assinado por sete vereadores em fevereiro deste ano.

A redução salarial será de 20%. E, para chegar a este índice, foi preciso muito debate entre o Presidente da Câmara, João Braun (PP), o vice-presidente, Ernani de Castro (PTB), e o Secretário da Mesa, Felipe Schossler (PTB). O progressista queria 30%, e os dois colegas sugeriram 15%. Por fim, o percentual final agradou a todos.


Parabéns, Klaus!

O prefeito de Arroio do Meio, Klaus Schnack (MDB), correu na frente e decidiu, por Decreto, reduzir o próprio salário em 40%. O documento assinado na tarde dessa sexta-feira também reduz os vencimentos do vice (em 30%) e dos secretários (em 20%). A economia está estimada em R$ 230 mil, e os valores serão destinados para as medidas de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus na cidade. E a Câmara de Vereadores? Vai seguir o mesmo caminho?


Seplan + Digital

A Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplan) de Lajeado anuncia uma novidade. Na segunda-feira, o secretário Rafael Zanatta e o prefeito Marcelo Caumo realizam uma live no Facebook a partir das 14h para lançar o projeto “Seplan Digital”. Com essa ferramenta, Engenheiros e Arquitetos poderão encaminhar projetos de construção de até quatro unidades de forma online, sem precisar se deslocar até a prefeitura. Será uma das últimas ações de Zanatta à frente da pasta. Ele vai deixar o cargo na quinta-feira, e sairá pela porta da frente!


Últimos movimentos

As listas com os nomes de todos os novos filiados e futuros candidatos serão apresentadas no sábado, dia 4. Mas algumas movimentações de última hora foram divulgadas de forma antecipada. Em Estrela, Volnei Zancanaro deixou o PL para ingressar no PSL. Na foto, ele está ao lado do presidente da sigla em Estrela, Eduardo Wagner, pré-candidato a prefeito.

Últimos movimentos II
Também em Estrela, Joel Mallmann deixa o PSL após pouco menos de um ano. Ele assinou ficha com o CIDADANIA, partido liderado pelo vereador, Norberto Fell. Já o PTB perdeu seus dois vereadores mais votados em 2016. José Alves fez 639 votos e agora vai concorrer pelos REPUBLICANOS. Já o colega Élio Kunzler fez 579 votos e agora integra a base do PV.

Últimos movimentos III
Em Arroio do Meio, o ex-vice-prefeito Áureo Scherer assinou filiação com o PDT. O ato ocorreu na casa do vereador e presidente do partido na cidade, Darci Hergessel. Por muitos anos, Scherer foi o principal representante do PT naquela cidade. Agora, muitos apostam nele para ser o candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Danilo Bruxel, do PP.

Últimos movimentos IV
O PP de Lajeado filiou o vereador Nilson do Arte, ex-PT. Alex Schmitt , que foi exonerado do cargo de Procurador do Município na sexta-feira, também concorrerá pelo PP. Na ala tucana, Carlos Reckziegel (PSDB) não vai concorrer a vereador e segue como Secretário de Cultura e Esporte. O Secretário de Meio Ambiente Luís Benoitt (PSDB) também não vai encarar as urnas.ww

Últimos movimentos V
Em Encantado, o prefeito Adroaldo Conzatti (PSDB) anuncia novidades. Agente Administrativa concursada, Deise Buffon assume a Secretaria de Obras Públicas. O ex-titular Waldemar Dullius pediu afastamento. O Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Joel Bottoni, também se afastou do cargo nessa sexta-feira para concorrer em outubro.

Últimos movimentos VI
O PTB de Travesseiro oficializou a filiação do ex-secretário de Administração Pedro Finger e do vice-diretor da Escola Monsenhor Seger e biólogo, João Sibert. Ambos estavam no PSB. No mesmo município, Aldair Hofle é o novo Secretário de Obras. Ele assume a vaga deixada pelo ex-petista Paulo Cesar Anhe (PSB), que estuda concorrer a vereador ou vice-prefeito.

Acompanhe
nossas
redes sociais