Técnicos, políticos e a paciência!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Técnicos, políticos e a paciência!

Por

Vale do Taquari

A primeira audiência pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Lajeado mostrou um panorama curioso entre a sociedade civil e os agentes públicos. Eram quase 100 contribuintes presentes ao plenário da Câmara Legislativa, e menos da metade do quadro de vereadores lajeadenses. Não bastasse isso, o encontro registrou críticas pontuais ao trabalho dos parlamentares. O recado é claro: a paciência está por um fio com a classe política.

O primeiro a se manifestar sobre o assunto um especialista na área de transporte e logística da região. Vlad Martines elogiou a contratação de uma empresa terceirizada para a conclusão do plano, e deixou um alerta sobre os próximos passos necessários à aprovação do mesmo. “Eu fico muito gratificado de ver que o tema é abordado por doutores, e não por políticos ou Cargos Comissionados. Mas quando vejo que o tema vai passar pela Câmara, aí eu ‘larguei’”.

Logo após, o empresário e engenheiro Fernando Bergesch também manifestou preocupação com uma possível intervenção parlamentar. “Quero sugerir que o tema não seja apreciado pela Câmara de Vereadores. Percebemos no município as negociatas que acontecem. E são temas muito importantes, que devem ser tratados em nível técnico.”

Martines e Bergesch utilizaram como exemplos os embates sobre o edital de licitação para o transporte público, e o projeto de reformulação do Plano Diretor. Recentemente, os vereadores também foram provocados pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), que cobra a participação de técnicos nas emendas propostas no plenário.

Por outro lado, os vereadores buscam reafirmar suas representatividades. Waldir Blau (MDB), Ederson Spohr (MDB) e Adi Cerutti (PSD) foram mais enfáticos e criticaram veemente o CAU/RS. Resta saber como será o posicionamento dos vereadores após a audiência pública. Como a grande maioria esteve ausente deste importante encontro comunitário, a resposta aos questionamentos e provocações deve surgir na sessão agendada para a tarde desta terça-feira.


Emergência do HBB

O vereador Paulo Tóri (PPL) apresenta projeto de lei para alterar o modelo de atendimento do Setor de Urgência e Emergência do Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado. O debate gira em torno da porta de acesso, hoje restrita aos casos de urgência e emergência (com o perdão da redundância). O parlamentar quer acesso irrestrito à população. Ele quer liberar a entrada para todos, independentemente da gravidade do quadro clínico.

Tóri não é o único. A demanda é quase uma unanimidade dentro do Legislativo. Mas é complexo. Todos lembram o incêndio criminoso em abril de 2018, e todos lembram a alta rotatividade de funcionários no setor de recepção – em função de agressões verbais e físicas – antes desse episódio. Ou seja, o HBB não optou pelo modelo em vão, e segue atendendo os casos que, de fato, configuram Urgência e Emergência.

O HBB sempre alertou que os casos de menor complexidade atrapalham os atendimentos de alta complexidade. Para isso foi inaugurada UPA, justamente para atender essa demanda que não cabe ao Setor de Urgência e Emergência do HBB. Sendo assim, creio ser necessário um mutirão dentro do Legislativo para melhor informar a população sobre essa mudança de paradigma na saúde pública. Os vereadores agendam a massa. E isso exige responsabilidade!


Vuaden concorre a vereador pelo PP de Estrela

O árbitro rocasalense Leandro Vuaden assinou filiação com o Partido Progressista (PP) de Estrela. O ato ocorreu neste domingo. Cogitado em anos anteriores para concorrer a prefeito pelo PR, o profissional que deixou o quadro da FIFA em 2017 deve buscar uma vaga ao Legislativo estrelense em outubro. Entre os responsáveis pela chegada do novo membro do PP na cidade, o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Finck, que é pré-candidato a vice-prefeito na chapa do MDB.


Propaganda inadequada

Na semana passada divulgamos sobre o uso do site da Câmara de Encantado para divulgar emendas de parlamentares, supostamente “conquistadas” – ou “oficializadas” pela bancada do PP. Até o vice-prefeito apareceu na fotografia. Logo após a publicação, a matéria foi excluída do site do Legislativo. Menos mal. E talvez seja um sinal de que alguns políticos regionais já estão se convencendo da promiscuidade das chamadas “emendas parlamentares”.


Johnson no Proerd

Está no site do Tribunal de Justiça do RS: o Juiz de Direito Luis Antonio de Abreu Johnson será um dos palestrantes do Seminário Estadual PROERD Caminhos para a Paz, que será realizado entre hoje e quinta-feira, no CEAT, em Lajeado. O objetivo é a capacitação de mais de 200 policiais militares em Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz. O tema é “Policial Militar: educador social enquanto agente pela busca da pacificação social”.


Ministério do Meio Ambiente

Médica Veterinária concursada em Lajeado, Bruna Salles é filiada ao Partido NOVO e deverá ocupar um Cargo em Comissão de Coordenadora-Geral de Conservação de Espécies, órgão do Ministério do Meio Ambiente. Ela vai morar em Brasília com “ônus para o órgão cessionário”. A mudança, entretanto, ainda carece de aprovação na Câmara de Vereadores.


O PSB e as mulheres

O PSB de Teutônia completa este ano 13 anos de fundação. Hoje, tem na presidência o suplente de vereador Fernando Fernandes, que recentemente assumiu o cargo de Coordenador do FGTAS/Sine de Estrela. Segundo ele, a legenda de vereadores está quase completa. “A maioria são mulheres jovens que nunca foram candidatas.” Os correligionários se reúnem todas as segundas feiras para debater sobre o pleito de outubro.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais