Salvem o Morro Gaúcho!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Salvem o Morro Gaúcho!

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

04_AHORAUm dos mais belos cartões-postais do Vale do Taquari está a perigo. É cada vez mais comum verificar pichações e rabiscos nas rochas do imponente Morro Gaúcho, principal ponto turístico em Arroio do Meio. Este ato cometido contra a natureza é um case perfeito para ilustrar a chamada Teoria das Janelas Quebradas: se não receber reparo, a tendência é que todos passem a arremessar pedras nas outras janelas.
É preciso agir. Os responsáveis pelo turismo na cidade ou região precisam intervir para evitar ainda mais danos naquele já histórico espaço natural de lazer, contemplação e esportes radicais. É preciso, antes de tudo, limpar toda a sujeira deixada entre as vias de escalada. Depois disso, pensar em formas de inibir essa prática incompreensível.
Para tal, aliás, basta aplicar a lei. É preciso restar claro que, independente da intenção de quem rabisca o ambiente alheio, a constituição é clara: pichação é crime ambiental. Mas não vamos cogitar punições. Vamos falar de conscientização. Vamos olhar para as fotos, cujas imagens demonstram bem o tamanho do estrago. Na primeira fotografia, de 2017, a harmonia entre os escaladores e a pedra limpa é tonificante. Na segunda, mais recente, a desarmonia com a natureza.
Apesar dos pesares, nunca é tarde para corrigirmos nossos próprios erros e crenças. Nunca é tarde para os responsáveis por atos como esses repensarem suas atitudes. Eu não acredito em malevolência contra o nosso Morro Gaúcho por parte dos autores. Acredito na necessidade de aplicarmos uma boa dose de conscientização. E isso não é tão difícil de ser aplicado. Basta olhar para as duas imagens e pensar: como meus filhos gostariam de ver este paredão pelas próximas décadas?


WhatsApp Image 2019-11-20 at 13.58.26Semáforo e McDonald´s

Em Lajeado, alguns vereadores cobram a retirada de um semáforo na Av. Alberto Pasqualini, instalado quase junto ao trevo de acesso da BR-386. O aparelho serve para retorno na própria avenida ou conversão à esquerda para a rua Marcílio Dias. É estratégico para uns, e um incômodo para outros. Lá também fica o Monumento aos Imigrantes. Waldir Blau (MDB) exclamou. “Tirem o Monumento dali”. Um pouco antes há outro semáforo questionado. Este, estratégico para a unidade do Mcdonald´s, que deve ser inaugurada até o fim deste mês.


21 11 2019_DIVULGAÇÃO coluna Martini_FOTO boneco Paulo FinckPP em Estrela

Há quem duvide da candidatura a prefeito do atual Secretário de Planejamento e Desenvolvimento de Estrela, Paulo Finck (PP). Há quem diga que essa onda não dura até março de 2020. Para muitos, ele poderia ser o candidato a vice em uma eventual dobradinha com o MDB. Mas, sendo assim, outros nomes do PP voltariam a pleitear a preferência.


O presidente Jair Bolsonaro recebe o presidente da Argentina, Mauricio Macri, para almoço no Palácio do Itamaraty.

PSL no Vale

O presidente da República deixou oficialmente o PSL. É tragicômico para diversos políticos do Vale do Taquari, que projetavam usar a imagem de Jair Bolsonaro para impulsionar suas respectivas campanhas em 2020. Vamos ser francos. Sem o principal ícone da direita nacional, tudo leva a crer que o PSL voltará ao tamanho de outrora.


Passeio de Trem

Presidente da Amturvales, o empresário Leandro Arenhart avisa: o passeio do Trem dos Vales programado para este fim de ano não terá espaço para passageiros. “O passeio será apenas contemplativo. Não haverá espaço para passageiros. Este projeto é da empresa Rumo. Só trem decorativo parando nas estações, onde haverão algumas atrações locais”, resume.


21 11 2019 DIVULGAÇÃO _ coluna MARTINI _MDB líderesMDB prestigia Edson Brum

Os vencedores do prêmio Líderes & Vencedores 2019 receberam o troféu na noite dessa terça-feira. A distinção valoriza personalidades, empresas e projetos sociais e culturais desenvolvidos no RS, e é promovida Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) e Assembleia Legislativa. Entre os vencedores da nossa região, os Bombeiros Civis Voluntários de Teutônia; o Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT), de Lajeado; e o deputado estadual com residência em Encantado, Edson Brum (MDB), bastante prestigiado por líderes do partido no Vale.

Acompanhe
nossas
redes sociais