Educação – Inovadora,  Empreendedora e Financeira

opinião

Albano Mayer

Albano Mayer

Consultor executivo e articulador do Pro_Move Lajeado

Assuntos e temas do cotidiano

Educação – Inovadora, Empreendedora e Financeira

Por

Preciso começar este texto contando quatro coisas. Sou filho de uma professora e sou pai da Manuela, uma menina de 11 anos que posso garantir: é o meu maior amor, de quem já tenho muito orgulho. Nesta semana estive visitando uma das prefeituras do Vale do Taquari, onde durante uma hora falamos, eu e o secretário, sobre o ensino fundamental e a necessidade da educação financeira desde cedo. Por último, ainda esta semana, estive envolvido em evento, onde ouvi mais do projeto Pacto Pela Paz e falei sobre os objetivos e caminhos do Pro_Move Lajeado, e novamente aparece o assunto Educação.
Comecemos pela primeira educação, a educação de casa, que não pode ser delegada ao professor ou a escola. Aqui lembro do modelo que a minha mãe utilizava na minha infância, é necessário empenho para obter resultado, só ganhávamos algo quando tínhamos merecimento e tínhamos que fazer algo em troca. Isso me ensinou o valor das conquistas.
Para a Manu, desde cedo, ensinamos o importância do dinheiro, ela tem semanada desde os 5 anos de idade, sempre com regras claras: boas notas, empenho, leitura e, claro, quarto arrumado. O que mudamos no ano passado, paramos de pagar as contas periódicas, almoço na escola, material escolar, maquiagens, algumas roupas e brinquedos, ela passou a usar o seu dinheiro e, pronto, começou a reclamar do preço das coisas, buscar alternativas de gasto e querer saber mais sobre profissões e salários.
Na escola, tenho conhecimento que muitos professores se empenham em ensinar a educação empreendedora e financeira, mas entendo claramente essa dificuldade, pois muitos destes ou os pais dos alunos não têm este conhecimento ou entendimento, o que dificulta o aprendizado e a parceria da escola com a família. Precisamos urgentemente mudar este modelo, se queremos adultos responsáveis, inovadores e empreendedores, precisamos ensiná-los de forma sistemática como fazer a gestão de seus recursos.
Pro_Move Lajeado e Pacto pela Paz, dois grandes movimentos dos cidadãos lajeadenses, com um ponto especial de convergência à Educação. Para o primeiro, a Educação empreendedora e Inovadora que temos que despertar nos nossos jovens. Para o segundo, a Educação como alicerce do comportamento e desenvolvimento humano.
É um clichê, mas só mudaremos o mundo pela Educação e reafirmo: educação em todos os níveis. Participe dos movimentos, seja um promotor da educação da sua comunidade!