Pausar e reciclar é essencial ao gestor

Opinião

Adair Weiss

Adair Weiss

Diretor Executivo do Grupo A Hora

Coluna com visão empreendedora, de posicionamento e questionadora sobre as esferas públicas e privadas.

Pausar e reciclar é essencial ao gestor

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Metáfora do velho lenhador parece ausente na era em que somos atropelados pela pressa e nos entregamos ao “automático”

A rotina pressiona, acelera, nos coloca no automático. Nada parece mais “urgente” do que executar ou despachar o que está na nossa frente. Os dias, as semanas e o mês passam rápido. Pausas são coisas de quem “não tem o que fazer ou tem tempo sobrando”.
 
Fato é que muitas vezes esquecemos do essencial, de reciclar as ideias, de conhecer novos formatos ou modelos melhores. Ignoramos que os insights e percepções surgem exatamente quando saímos do ambiente comum e nos abrimos para o que está na volta, mas nem sempre enxergamos.
 
É como a metáfora (*) do velho lenhador desafiado pelo jovem para uma disputa. No contexto atual, onde o problema não é o tempo, mas sim, o que fazemos com ele, precisamos refletir sobre nosso comportamento: afinal, somos o velho ou o jovem?
 
Esta é a provocação do EmpreInove, primeiro fórum do Grupo A Hora e Acil em parceria com entidades e organizações corporativas, no dia 05 de novembro, no CTC. Será uma tarde riquíssima para compartilhar, reciclar e rever alguns conceitos, crenças e métodos.
 
O EmpreInove sai do modelo tradicional de palestrantes profissionais e traz um time de executivos que também colocam a mão na massa. Erram e acertam como qualquer um de nós.
 
Não apenas as ideias e exemplos utilizados por estes executivos, mas também a integração e a troca de experiências que o evento proporcionará em termos de network. Começa às 14h com uma grade farta de explanações e um painel, e culmina em momento de confraternização com uma experiência gastronômica proporcionada por três chefs da região.
 
Pausar uma tarde no trabalho, sair do automático, rever colegas empresários, debater e se permitir reciclar algumas práticas que podem estar vencidas, ou mesmo para pequenos ajustes.
O convite se estende aos líderes organizacionais e corporativos que decidem, gerenciam ou executam tarefas estratégicas.
 
O maior valor, repito, será a integração entre os participantes. O EmpreInove quer se consolidar para os empresários e líderes como qualquer outro dia comemorativo está para sua finalidade. E com o ingrediente do aprendizado e da troca de experiências, de modo que possamos aplicar no outro dia em nossos negócios.
 
Quem ainda não adquiriu o seu ingresso, sugiro contatar a retaguarda no A Hora ou na Acil, ou se preferir, compre direto no site empreinove.eventize.com.br
 
Tenho certeza de que será uma tarde bem investida para você e os seus negócios. Nos vemos lá!
 

Não esqueceram

Parcela expressiva da sociedade, inclusive da comunicação, aguarda uma palestra com algum jornalista mais orientado à direita. O último evento foi com os dois profissionais do The Intercept, identificados com a esquerda.
 
O evento foi um sucesso e lotou o Teatro da Univates, promotora do debate. Sites como O Antagonista e Crusoé são boas opções para permitir uma segunda análise aos estudantes de jornalismo e demais interessados. Isso também acalmará os ânimos dos que consideram a Univates um local com viés ideológico orientado em demasia ao esquerdismo.
 

Unisc se orienta ao mercado

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) apresentou nesta semana um projeto de reinvenção pedagógica, inclusive com preço mais acessível. A revisão traz flexibilidade na trajetória acadêmica e se conecta mais ao mundo dos negócios. Os estudantes terão vivências de aprendizagem em cenários reais e simulados desde o primeiro mês de aula e concluirão os cursos com as competências que o futuro necessita.
 
Na verdade, o que ocorre é uma aproximação com o mercado, preparando o aluno para a prática e menos com teoria. Este é um caminho natural das universidades. Assim como todos os setores, os professores também terão de reaprender.
 

O fim do ano vem com…

Como já é tradição, o anuário TUDO está na fôrma para chegar aos leitores em dezembro. Este ano chega mais cedo, antes do Natal, e amplia sua tiragem e circulação para o Vale do Rio Pardo, dentro da proposta do INOVA-RS, que reuniu as duas regiões em uma mesma política pública.
 
Nossa equipe de jornalistas já está nas ruas e organizações das duas regiões para trazer a maior compilação de dados e informações possíveis que podem embasar decisões e planejamentos nas empresas, entidades e órgãos públicos.
 
Uma pesquisa com vereadores e prefeitos mostrará o grau de maturidade dos agentes políticos nas duas regiões no aspecto da inovação e do empreendedorismo. Um terceiro levantamento traz a percepção de 150 empresários sobre o mesmo tema, com objetivo de medir o impacto e as estratégias em desenvolvimento nas empresas.
 
TUDO 2019 será uma publicação inovadora, ampliada e indispensável para quem toma decisões ou mesmo quer saber como se desenvolve a região e sua gente.
 
A Hora aperfeiçoa suas apurações e publicações à medida que a experiência se multiplica, com estratégia focada no desenvolvimento regional.
 

Acompanhe
nossas
redes sociais