Outubro Rosa: Descascar mais e desembalar menos

Você

Outubro Rosa: Descascar mais e desembalar menos

Apresentado por Água da Pedra De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 25% dos casos de câncer no Brasil são os de mamas e, boa parte deles, poderiam ser evitados com simples hábitos saudáveis no dia a dia.…

Por

Outubro Rosa: Descascar mais e desembalar menos
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Apresentado por Água da Pedra
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 25% dos casos de câncer no Brasil são os de mamas e, boa parte deles, poderiam ser evitados com simples hábitos saudáveis no dia a dia. Entre um em cada três casos de câncer, pode ser prevenido por mudanças simples nos modos de vida. Como a manutenção do peso corporal adequado, Hábitos alimentares saudáveis e prática regular de atividade física.
Nossas escolhas alimentares são muito importantes para a prevenção do câncer. Enquanto alguns alimentos podem apresentar efeito protetor, outros podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença. A alimentação inadequada pode representar até 20 % dos casos de câncer e 35% das mortes causadas pela doença.
O sobrepeso e obesidade podem aumentar o risco de doenças, assim como câncer principalmente câncer de intestino (colorretal), mama (pós-menopausa), vesícula biliar, fígado, esôfago (adenocarcinoma de esôfago),ovário, pâncreas, próstata (avançado, útero (endométrio).
Adotar um estilo de vida ativo e saudável está associado a um menor risco de câncer de mama e melhores taxas de sobrevivência para quem enfrenta um diagnóstico. Quanto mais cedo você começar a adotar hábitos saudáveis, melhor. Uma alimentação equilibrada é rica em substâncias que nos protegem contra o câncer inibindo a chegada dos agentes cancerígenos às células.
Na nutrição existem diversos alimentos que auxiliam na prevenção, pois possuem fitoquímicos sulforafano, que tem a capacidade de destruir células cancerígenas. Como por exemplo o brócolis, a cenoura entre outros alimentos.
Os famosos antioxidantes, como a cúrcuma os benefícios do açafrão são inegáveis um potente anti-inflamatório. Podendo utilizar em qualquer preparação colher de chá. O vinho que contém resveratrol encontrado na casca da uva. Pode ser consumido 200 ml todos os dias. Frutas vermelhas, Mirtilos e framboesas que são ricos em fito químicos que são responsáveis pelas suas propriedades anticâncer, especificamente ao câncer de ovário. Pode consumir 4-5 unidades de cada. Até mesmo chocolate amargo ou 80 % cacau ele é classificado como o maior antioxidante do mundo.
Porém devemos evitar alguns alimentos que devem ser evitados, por conterem as substâncias cancerígenas que podem estar presente tantos na composição desses produtos como nas suas embalagens, por isso é tão importante antes de consumir qualquer produto ler o rótulo e ver se de fato o que você estar consumindo.
Os ultraprocessados que são os alimentos e bebidas açucaradas, com alto teor calórico e de gorduras do tipo fast-food . Os agrotóxicos utilizados na produção da maioria dos alimentos no Brasil causam danos à saúde.
Os alimentos com conservantes, como carnes salgadas e defumadas, alimentos industrializados prontos para consumo e embutidos, devem ser evitados. As carnes processadas como; presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru podem aumentar a chance de desenvolver câncer. E o auto consumo de carne vermelhas aumenta três vezes mais a chance de desenvolver câncer no intestino. O consumo frequente de adoçantes artificiais adicionados a bebidas e alimentos ou presentes em produtos light, diet ou zero podem causar algumas doenças, como o câncer.
Devemos descascar mais e desembalar menos, dar preferências aos alimentos frescos, in natura e minimamente processados que são chamados “comida de verdade”. Como frutas e verduras, cereais integrais, grão, sementes, castanhas.
Ana Paula Goycoechea – Nutricionista

Acompanhe
nossas
redes sociais