Grupo busca soluções para resolver problema histórico no Valão

Mapa da Cidade

Grupo busca soluções para resolver problema histórico no Valão

Integrantes do “Ação pelo Valão” discutem medidas hoje. Secretário de Obras estará presente para ouvir sugestões e apresentar planos

Por

Grupo busca soluções para resolver problema histórico no Valão
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Situada na parte baixa da cidade, a avenida Décio Martins Costa possui uma importância histórica para Lajeado. Por ela, cruza o Arroio do Engenho, o que levou a comunidade a apelidar o trecho de “Rua do Valão”.
Só que, em dias de chuva forte, o local se tornou um pesadelo para moradores e comerciantes. A última grande enxurrada, ocorrida no dia 4 de outubro, causou inúmeros transtornos. A avenida ficou intransitável, carros estacionados na via foram inundados e até estabelecimentos próximos foram atingidos. A caótica manhã foi a gota d’água para o início de uma mobilização.
Dispostos a buscar uma solução para o recorrente problema das enxurradas na avenida, eles criaram o grupo batizado de “Ação pelo Valão”. A iniciativa partiu do empresário Jairo Cardoso, o Stampinha, que abriu há cinco meses uma lavagem e estacionamento às margens da avenida.
Mesmo sabendo do histórico em dias de fortes enxurradas, Cardoso investiu no local e não se arrepende. Agora, quer ajudar a tornar o Valão um lugar melhor. “Queremos resolver um problema que não é apenas nosso, e sim de todo usuário da Décio Martins Costa e também de moradores do Centro e do bairro Hidráulica”, salienta.

2019_10_05_Mateus Souza_Valão alagadoÁrea nobre

Ricardo Damo, 52, já viveu inúmeras situações de enxurradas no Valão. Proprietário de uma autoelétrica há 22 anos, ele encarou incontáveis enxurradas, que chegaram a invadir o seu estabelecimento, mas jamais pensou em mudar de endereço.
“Cheguei a enfrentar dez enxurradas em apenas um ano. Muita gente desistiu de ficar aqui, mas tenho uma visão diferente. É uma área nobre, localizada no Centro da cidade. Tem um fluxo muito grande, dia e noite. É uma porta de entrada e saída de Lajeado”, opina.
Há um ano, Alexandre Pavi, 47, abriu uma revenda de carros na Rua do Valão. E também não pensa em deixar o local. “Há o problema da falta de escoamento, mas acreditamos em uma melhora”, sintetiza.

Possíveis soluções

O Ação pelo Valão realiza reunião hoje, às 11h, com moradores, comerciantes e Poder Público. Foram convidados o secretário municipal de Obras, Fabiano Bergmann (Medonho), e vereadores da base aliada e da oposição.
Medonho, inclusive, levantou o assunto em reunião dos secretários na última semana e pretende ouvir sugestões para buscar uma solução.
“Primeiro vamos fazer um levantamento de como está a situação dentro das galerias. Existem cuidados a serem tomados e provavelmente uma empresa terceirizada experiente fará esse trabalho”, salienta.
Para o secretário, é necessário um investimento definitivo para resolver o problema. “Tem que ser algo amplo, não adianta fazer algo momentâneo”, especula.
 

Acompanhe
nossas
redes sociais