Escolas de cinco municípios ficam com prêmios do Vida + Viva

Lajeado

Escolas de cinco municípios ficam com prêmios do Vida + Viva

Concurso cultural que conscientiza sobre consumo do álcool na juventude contou com 21 projetos

Por

Escolas de cinco municípios ficam com prêmios do Vida + Viva

Dança, música, teatro e vídeo. As quatro formas de arte foram utilizadas por alunos para promover a reflexão sobre o uso de álcool entre crianças e adolescentes. As apresentações dos projetos do 5° Concurso Cultural do Programa Vida + Viva Sem Álcool (- 18 anos) ocorreu na quarta-feira, dia 17 de outubro, no prédio 7 da Univates.

Ao total foram 21 projetos apresentados das 8h às 16h. O concurso contou com a participação de 16 escolas de nove municípios do Vale do Taquari. A representatividade do programa é comemorada pelo promotor de Justiça, Neidemar Fachinetto.

Para ele, as apresentações dessa edição surpreenderam pela qualidade e intensidade das abordagens. “Os adolescentes abordaram temáticas com o mesmo viés. Isso mostra que os adolescentes clamam por limites e fiscalização”, acredita.

Embora 12 projetos foram premiadas (veja no quadro fechado), Fachinetto destaca que a maior recompensa aos participantes foi “despertar a crítica” quanto ao consumo de produtos nocivos. “Para os próximos anos pensamos em mudar o formato, para premiar todas. Vamos estudar isso”, acrescenta.

Além do concurso cultural, a programação contou com palestra sobre “Diálogos necessários e urgentes!” com o doutor em pediatria João Paulo Becker Lotufo. Atividade ocorreu na quarta-feira, 16.

O evento, uma realização do Programa Vida+Viva Sem Álcool (-18 anos), Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro) e Univates. Tem financiamento do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Feca).

Mãe unida com a escola

A Escola Estadual Otilia Corrêa de Lima ficou com o segundo lugar na categoria dança. A apresentação foi montada pela professora Patrícia Marques com ajuda da mãe de uma das alunas, Luciana dos Santos.

Ver a filha Isabel, de 13 anos, se apresentar no concurso fez Luciana chorar de emoção durante o espetáculo. “Foi lindo, pois consegui ver ela e as colegas expressando a emoção da música”, conta Luciana, que nas horas vagas é instrutora de dança.

A apresentação da escola de Lajeado mostrava as várias facetas presentes na mesma pessoa. As escolhas dependem de qual tipo de personalidade o ser deixa prevalecer na vida.

Vencedores

Dança

1° EMEF Francisco Oscar Karnal (Lajeado)
2° E.E Otilia Corrêa de Lima (Lajeado)
3° E.E.E.F Brasília (Bom Retiro do Sul)

Música

1° Lar da Menina (Lajeado)
2° E.E São Francisco (Progresso)
3° E.E Paverama (Paverama)

Teatro

1° E.E Nova Bréscia (Nova Bréscia)
2° E.E Paverama (Paverama)
3° Slan (Lajeado)

Vídeo

1° E.E Nova Bréscia (Nova Bréscia)
2° Senat (Lajeado)
3° E.E Otília Corrêa de Lima (Lajeado)

FÁBIO KUHN – fabiokuhn@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais