Valão vira espaço de arte

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Valão vira espaço de arte

Por

Rua do ValaoMerece apoio a iniciativa de ocupar a “Rua do Valão”, como é conhecida a Av. Décio Martins Costa, no centro de Lajeado. No domingo, o dia todo, artistas se revezaram para pintar o piso da cobertura do Arroio Engenho. Também ocorreram atividades artísticas e culturais, com música e dança. Tudo para resinificar aquele espaço.
O projeto do governo municipal, por meio da Secel, conta com o apoio do Sesc e Univates. Na oportunidade, houve o lançamento do programa Arte na Cidade e o edital do 1º Arte na Cidade para transformar os viadutos da Apomedil e de acesso à cidade em espaços de arte.


Acampamento Farroupilha 13 a 200919Acampamento Farroupilha

O Acampamento Farroupilha dentro da 1ª Semana Farroupilha de Lajeado, no Parque dos Dick, agradou. O evento foi uma iniciativa da Associação Municipal Tradicionalista Gaúcha (Amtg), do presidente Daniel Becker, e da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer (Secel), do secretário Carlos Reckziegel. É preciso salientar o apoio de todas as entidades tradicionalistas do município. Foi uma grande demonstração de amor às nossas tradições e de valorização da cultura gaúcha.


Fassina - plantio de arvoreDia da Árvore

O dia 21 de setembro é dedicado à árvore. O governador do Distrito 4700, Luiz Celeste de Roque Fornari Fassina, e a esposa Isolde, com o apoio de integrantes do Rotary Club de Lajeado Engenho, efetuaram o plantio de uma árvore da espécie Jerivá. O local foi o Parque dos Dick, no centro da cidade de Lajeado. Conforme o fundador do Rotary, Paul Harris, “plantar árvores simboliza amizade e boa vontade de servir”.


O livro do médico

O médico e escritor Werner Schinke, ocupante da Cadeira nº 12 da Alivat, vai fazer o lançamento do livro “A Medicina no Vale do Taquari – Ensaio histórico autobiográfico”. Será quinta-feira, dia 26, às 14h, após a abertura do 2º Fórum Sul-Brasileiro de Institutos Históricos e o 6º Encontro de Institutos Históricos e Geográficos do Rio Grande do Sul, no auditório do Prédio 9 da Univates.


Encontro da família Parisotto

O 23º Encontro da família Parisotto será realizado dias 19 e 20 de outubro em Bento Gonçalves. O local será o galpão do CTG Laço Velho.  O 1º Encontro da família ocorreu em 1985, há 34 anos. Ao longo destes anos muitos fatos marcantes ocorreram, como o lançamento do livro “PARISOTTO –  GENEALOGIA” , a criação do hino e do site na internet.  Para o encontro deste ano, como nos anteriores, estão convidadas todas as famílias Parisotto e suas variações de grafia. Informações estão disponíveis no site www.parisotto.com.br e nas redes sociais. Inscrições para o encontro pelo fone/whats (54) 991630790 com Graziela.


Homenagem

O CTG Torquato Rocha Jacques, do patrão Mozart Lopes, situado na localidade de Maravalha, interior de Cruzeiro do Sul, com 46 anos de tradição, homenageou na Semana Farroupilha Imério Corbellini, fundador e ex-patrão da entidade. O próximo patrão será Alex Lopes Craide.


Santa Flor

A 4ª Santa Flor, que ocorreu de 19 a 22 em Santa Clara do Sul, merece efusivos aplausos. Excelente organização. Muitos atrativos. Um evento verdadeiramente temático e valorizou os potenciais econômicos, culturais e sociais do município. A presidente da feira, Patrícia Hermann, e o prefeito Paulo Cesar Kohlrausch mostraram toda sua liderança e espírito empreendedor. Santa Clara do Sul deu show.


Filósofo

O escritor Adriano Luis Turelli Spezia, 58 anos, ocupante da Cadeira nº 20 da Alivat, colou grau no curso superior EAD de Filosofia pela faculdade Uninter- Polo Lajeado. A formatura ocorreu dia 14 de setembro em solenidade realizada no salão social do Clube dos 15.


Jornalismo premiado

O Grupo A Hora conquistou dois prêmios estaduais no concurso promovido pela Associação de Diários do Interior (ADI-RS). Os troféus foram entregues no 21º Congresso dos Diários do Sul do Brasil, que ocorreu no fim de semana, no Hotel Continental, em Canela. A reportagem “Transformação da indústria – Profissões do futuro”, do competente jornalista Filipe Faleiro, venceu na categoria Jornalismo Econômico. Já na categoria “Cases de Gestão”, o Pense – Programa de Ensino e Educação ficou com o terceiro lugar.


A revista

O Grupo A Hora entregou aos assinantes, encartada na edição do fim de semana, a revista Pensar Sustentável, com conteúdo sobre a 4ª Santa Flor e Agroecologia. Muitas reportagens sobre pautas atuais que mostram o potencial das flores e a produção agroecológica de hortaliças, legumes e produtos da agroindústria familiar. Os textos, muito bem redigidos, são dos repórteres Thiago Maurique e Bibiana Faleiro.

DEOLí  GRÄFF – deoli@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais