Zuchetti deixa a 16ª CRS e assume a direção de hospital

Vale do Taquari

Zuchetti deixa a 16ª CRS e assume a direção de hospital

Encantadense será diretor da casa de saúde São Gabriel Arcanjo, de Cruzeiro do Sul

Por

Zuchetti deixa a 16ª CRS e assume a direção de hospital

Três anos após assumir a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Ramon Zuchetti deixa oficialmente a entidade para se tornar diretor do Hospital São Gabriel Arcanjo, cuja administração é gerenciada pelo governo municipal de Cruzeiro do Sul. Ele já havia anunciado a saída ao A Hora, em janeiro. Por enquanto, o governo do Estado não prevê substituto.
 
Zuchetti recebia aproximadamente R$ 5,5 mil de salário bruto por mês na 16ª CRS. Ele assumiu o posto de forma interina em junho de 2016, após a morte do ex-coordenador regional, o lajeadense Vitor Hugo Gerhardt. Meses depois, foi efetivado pelo então governador do Estado, José Ivo Sartori.
 
Nesse período à frente da coordenadoria, destaca a retomada dos ambulatórios. “A maior dificuldade foi enfrentar essa situação financeira do Estado. Sabemos que em várias regiões, o problema afetou e muito o serviço de saúde. Tivemos alguns impasses, mas conseguimos passar um pouco à margem, muito em função das parcerias com hospitais, municípios, para garantir o mínimo de impacto.”
 
Sobre o futuro, cita que a maior batalha para o próximo coordenador é garantir novas referências para a região. “Já iniciamos algumas conversas para melhora no atendimento prestado por Canoas para a alta-complexidade na área de traumato-ortopedia do setor de emergência. É o que tira o sono de secretários, prefeito e médicos. O desafio é trazer esse serviço para o Vale”, sustenta.
 
A saída de Zuchetti, conforme antecipado pelo A Hora, já era prevista também em função da troca de governo. A partir desta semana, de forma temporária, a função de coordenador será desempenhada por Sérgio Schmidt. O governador Eduardo Leite (PSDB) não anunciou substituto. Por ora, sequer nomeou o Secretário Estadual de Saúde.
 

36 municípios

A 16ª CRS está instalada provisoriamente em Lajeado. Além do município polo do Vale do Taquari, a coordenaria é responsável pela área da saúde estadual nas cidades de Anta Gorda, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova e Forquetinha.
 
Também fazem parte da área de abrangência da 16ª Ilópolis, Imigrante, Marques de Souza, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, São José do Herval, São Valentim do Sul, Sério, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Corrêa e Westfália.
 

Indefinições

Além da saída de Zuchetti, Greicy Weschenfelder, também do MDB, já deixou a 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), ainda sem sucessor ou sucessora. Em outras repartições públicas do Estado, ainda não houve mudanças. É o caso, por exemplo, do Sine, da Coordenadoria Regional de Obras e Coordenadoria Regional de Desenvolvimento.
 

RODRIGO MARTINI – rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais