Apae Lajeado retorna com premiações

Olimpíada Nacional

Apae Lajeado retorna com premiações

Alunos e usuários foram recepcionados por familiares e desfilaram no caminhão dos bombeiros

Por

Apae Lajeado retorna com premiações
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os atletas e professores da Apae retornaram nesse sábado da XXII Olimpíadas Especiais das Apaes – Edição Nacional 2018 realizada na Ulbra, em Canoas. Eles foram acompanhados pelos professores Magiela Dresch, Mariana Becker e Rogério Worm. No sábado, foram recepcionados por familiares e desfilarem no caminhão dos bombeiros.

Na ginástica artística, Gabriel Farias ficou em primeiro lugar no salto, e segundo lugar no solo. Gabriel dos Santos foi prata no salto em altura e Sander Moreira levou ouro no tênis de mesa, categoria down. Matheus Weiss, Sara Gabe e Wesley Rodrigues trouxeram medalhas de participação.

A coordenadora pedagógica, Tamara Dresch, destaca que é um orgulho para todos da Apae ver a cada Olimpíada novos atletas participando e representando Lajeado. “Foi a primeira vez na Nacional para muitos e já vieram com medalhas. Cada ano temos uma surpresa. Vamos com a expectativa de apenas participar, mas o retorno é sempre muito positivo e essa participação das famílias é muito importante na recepção, preparada com carinho”.

A coordenadora afirma que ter acompanhado todo o processo de superação e ver os atletas serem destaque em âmbito nacional, onde participam mais de mil pessoas com deficiência, demonstra o grande esforço deles e dos professores para essa conquista.

Para Magiela Dresch, educadora física, é uma grande emoção ver o esforço dos alunos. “Muito gratificante participar de mais essa Olimpíada. Eles sabiam o que tinham que fazer. Conseguir passar por todas as etapas e chegar em uma nacional não é fácil. Eram 23 delegações e eles conseguiram trazer medalhas de primeiro lugar”, conta orgulhosa.

Na manhã de sábado, os atletas da Apae de Lajeado desfilaram no caminhão do Corpo de Bombeiros

Na manhã de sábado, os atletas da Apae de Lajeado desfilaram no caminhão do Corpo de Bombeiros

A primeira vez na Olimpíada

A cozinheira Simone da Costa é mãe do aluno Wesley, 13, e admite ter sentido muita saudade do filho, que competiu na capoeira e ganhou medalha de participação. “Mas nada é maior do que ver ele feliz. Conheceu pessoas, ganhou medalha e adorou participar. Só tenho a agradecer à Apae. Ele está aprendendo e se dedicando muito. Quero que seja feliz e realize todos os sonhos. Por isso, agradeço à instituição por tudo o que tem feito pelo Wesley”, diz.

Olimpíada nacional

Ao todo 1.556 atletas participaram das provas no Complexo Esportivo da Ulbra de Canoas. Onze modalidades foram disputadas – atletismo, natação, tênis de mesa, ginástica rítmica, ginástica artística, capoeira, bocha, futsal, futebol society, handebol e basquete.

A promoção foi da Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil), em parceria com a Federação das Apaes do Rio Grande do Sul (Feapaes-RS), a Apae Canoas e a Ulbra. Ao todo, 23 delegações participaram do evento, que busca promover a inclusão, o desenvolvimento e o lazer das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Acompanhe
nossas
redes sociais