Vereadores criticam vídeo de Mariela sobre Hemovale

Lajeado

Vereadores criticam vídeo de Mariela sobre Hemovale

Vereadora usou o facebook para alertar sobre fim de contrato do RS com a clínica

Por

Vereadores criticam vídeo de Mariela sobre Hemovale
Lajeado

A polêmica sobre o futuro do Banco de Sangue Hemovale também repercutiu na câmara durante a sessão de ontem. Vereadores criticaram o posicionamento de Mariela Portz (PSDB) nas redes sociais. No facebook, a parlamentar sustentou que “pessoas vão morrer” na região com a saída do centro hemoterápico. Para o presidente do Legislativo, ela foi “irresponsável”.

Mariela não compareceu à sessão de ontem. Estava de licença para tratar de questões familiares. Por volta das 15h, postou um vídeo na página do facebook, alertando autoridades sobre o possível fechamento do banco de sangue regional. Na mensagem, ela culpa o atual governo do Estado.

No plenário, alguns vereadores afirmaram que o tom do discurso da tucana nas redes sociais era meramente político. “A postagem causou pânico na população. Foi desnecessária. É uma notícia que deixa desesperadas as pessoas que não estão bem informadas. São artifícios mentirosos para denegrir a imagem de um candidato”, disse Neca Dalmoro (PDT).

O presidente da câmara, Ederson Spohr (MDB), também usou do tempo de sete minutos para criticar a colega de plenário. “É irresponsável o que ela fala. É um vídeo com intenção eleitoreira. Mas, às vezes, a gente faz as cosias sem pensar. Acredito que tenha sido isso”, finaliza Spohr.

Já Ernani Teixeira (PTB) defende a colega. Para ele, o depoimento da vereadora não terá influência sobre o pleito estadual. “Vereador não vai eleger governador.”

Geração de empregos

Sérgio Rambo (PT) cobra explicações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag). Ele deve pedir a convocação do titular, André Bücker. “Quero saber qual o plano de governo para geração de empregos. Estamos perdendo empresas. Não quero uma cidade só para dormitórios. Precisamos aproveitar essa ‘onda’ sobre ‘Lajeado ser bom para viver’ para gerar emprego e renda”, provoca.

Uber em Lajeado

Representante do PT, Nilson do Arte fala sobre o projeto de regulamentação de aplicativos de transportes privados remunerados, como o Uber. Pela manhã, houve reunião das comissões sobre a proposta encaminhada na semana passada pelo Executivo. “O município também precisa implantar um terminal urbano de ônibus. Com tarifa única”, sugere.

Pela manhã, o coordenador do Departamento de Trânsito, Vinicius Renner, participou do encontro com os vereadores e assessores. Antes de ser liberado para votação, o PL deve receber emendas. Entre essas, a determinação de novo tempo limite de emplacamento dos automóveis aos mesmos moldes dos táxis.

Projetos aprovados

Três projetos foram aprovados na sessão de ontem. O primeiro autoriza o Executivo a conceder direito real de uso de uma área de terra à União Sul Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O terreno no bairro Igrejinha servirá para ampliação do cemitério. Também foi aprovada a concessão de área à Associação de Moradores do Bairro Nações. Outra matéria que recebeu votação favorável concede o título de Cidadão Lajeadense ao defensor público, Marcelo da Silva.

Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais