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Sucesso mundial, o Suzuki Vitara chega à nova geração com modernidade e tecnologia

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O Suzuki Vitara é a opção de SUV compacto da marca japonesa. O crossover chega em três versões – 4All, 4You e 4Sport, com duas opções de motores, transmissão e tração.

O Vitara surgiu em 1988 como uma opção acima do Jimny. Maior, mais espaçoso e confortável que o clássico 4×4, o modelo apareceu como um dos primeiros SUVs compactos.

Em 1998, o Vitara ganhou um corpo maior. Chegou a 4,17 m na versão de quatro portas, mantendo ainda uma versão conversível de duas portas e outra fechada. Em 2005, a Suzuki lança a terceira geração do SUV, chamado de Grand Vitara.

Com 4,47 m de comprimento e 2,64 m de entre-eixos, o Suzuki Grand Vitara cresceu em relação ao modelo anterior. Passou do segmento compacto para o médio.

O retorno do Vitara às origens chegou em boa hora. Aqui no Brasil, o SUV compacto pode encontrar muito mais espaço, visto que tem porte e preço compatíveis com o mercado nacional, onde chegou com motores 1.6 e 1.4 Turbo, além de opção de tração nas quatro rodas.

Segundo o gerente de vendas da Concessionária Betiolo, Sidnei Bisol, um dos pontos positivos do Vitara é a tração AllGripp. “É um 4×4 inteligente, que faz o acionamento quando necessário, de acordo com o terreno. Sendo em asfalto molhado, estrada de terra ou curvas acentuadas.”

Outro ponto que Bisol destaca é o apelo tecnológico, o carro tem uma tela multimídia de 10 polegadas. “Também vale citar a grande gama de cores, onde você pode ter o teto de uma cor e o carro de outra”, complementa.

Para o gerente, o Vitara é um carro equilibrado e seguro, com baixo custo de manutenção. Segue as novas tendências do mercado internacional, com motores de menor cilindrada que poluem e consomem menos.

Conforme Bisol, a procura pelo carro é grande. “Estamos tendo o cuidado de manter as versões e cores mais vendidas à pronta-entrega. Estamos muito contentes com o desempenho das vendas do carro, que tem ótima aceitação no mercado da região.”

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Detalhes

Ao olhar o modelo de frente, logo é possível perceber algumas inspirações no Grand Vitara, a começar pelo capô envolvente.

Há luzes de LED incrustadas no para-choque na versão 4Sport. As caixas de roda protuberantes e os vincos laterais fazem menção ao Vitara original.

O teto pode vir nos tons branco, grafite, preto e vermelho. A grade pode ser personalizada em três estilos. Os detalhes internos de acabamento também variam de acordo com o gosto do proprietário. Pode mudar frisos das saídas de ar e também a faixa central do painel, em tons que vão da madeira ao plástico anodizado.

O Suzuki Vitara tem cinco cores de teto e oito de carroceria. No total, são 21 combinações de tonalidades. Por dentro, há dez combinações de texturas e cores para vários itens, incluindo alavanca de câmbio, difusores de ar, volante e painel. Há também sete opções de texturas em personalização de diversos itens externos, incluindo retrovisores, saídas de ar laterais, grade, entre outros.

Completo, o Suzuki Vitara chega com vários itens de série, entre eles, airbag duplo, rodas de liga leve, multimídia com tela de 10 polegadas.Também ar-condicionado automático, controles de tração e estabilidade, HD 16GB, tração AWD All Grip com modos de terreno, Start&Stop, câmera de ré, sensor de estacionamento, entre outros.

Com 4,17 m de comprimento e 2,50 m de entre-eixos, o SUV pesa apenas entre 1.115 kg e 1.235 kg, além de oferecer 375 l no porta-malas, ampliáveis para 1.120 litros. Sob o capô, pode ter motor 1.6 16V DVVT com gasolina e que entrega 126 cv a 6.000 rpm e 16,7 kgfm a 4.400 rpm. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automática com seis velocidades. Na versão 4SPORT, o crossover vem com o novo motor 1.4 Boosterjet com turbo e injeção direta a gasolina, entregando 146 cv a 5.500 rpm e 23,5 kgfm entre 1.700 e 4.000 rpm. O propulsor vem com opção manual ou automática de seis velocidades.

O carro tem tração dianteira nas versões 4ALL MT, 4ALL AT e 4YOU AT, enquanto as demais têm tração AWD All-Grip com quatro modos: Lock, Sport, Auto e Snow/Mud. O Lock é para perda de aderência, tal como em pistas molhadas. O modo Snow/Mud é para estradas não pavimentadas e de baixa aderência.

Já o Sport entrega 15% a mais de torque para melhor performance, enquanto o Auto prioriza o conforto e a economia, deixando a tração apenas 4×2. Esse sistema de tração é bem interessante, pois altera a força nas rodas e nos eixos de acordo com a situação, chegando a ter 100% de tração nas rodas traseiras.

Impressões ao dirigir

A concessionária Betiolo cedeu para test drive a versão 4Sport do Vitara. O motor BoosterJet é a aposta da Suzuki entre os turbinados a gasolina no mercado. O 1.4 turbo tem injeção direta e gera 146 cv. O 1.6 aspirado também ganhou seus seis cv extras, são 126 cv.

De série em todas versões, o start-stop desliga o motor em paradas de maneira suave e ajuda a economizar. Bem ajustado, o câmbio automático de seis marchas é ligeiro e faz reduções prontas ao toque do acelerador ou ao detectar um declive, quando o freio-motor se faz necessário.

Dotada de borboletas no volante, a caixa tem passagens rápidas e escalonamento bem dimensionado. A direção elétrica é precisa, enquanto a visibilidade para todos os lados facilita o dia a dia.

Ficha técnica – Vitara 4Sport

• Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16V, turbo
• Potência: 146 cv a 5.500 rpm
• Torque: 23,5 kgfm a 1.700 rpm
• Câmbio: automático de 6 marchas
• Direção: elétrica
• Suspensão: indep. McPherson (diant.)
e eixo de torção (tras.)
• Freios: discos ventilados (diant.)
e rígidos (tras.)
• Pneus: 215/55 R17
• Comprimento: 4,17 m
• Largura: 1,77 m
• Altura: 1,61 m
• Entre-eixos: 2,50 m
• Tanque: 47 litros
• Porta-malas: 375 litros

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