Uma reunião na manhã de ontem encaminhou as primeiras ações para a Consulta Popular 2018. O Vale do Taquari terá R$ 2,5 milhões para dividir em quatro projetos. A votação das propostas prioritárias ocorre nos dias 26, 27 e 28 de junho.
Representantes dos municípios integrantes do Codevat definiram as datas e locais para as assembleias microrregionais e escolheram os coordenadores do processo no Vale do Taquari.
Coordenador estadual da Consulta Popular, Theonas Baumhardt afirma que o sistema está sendo tratado com muita responsabilidade, no sentido de não criar falsas expectativas.“Vamos votar na Consulta Popular aquilo que podemos pagar”, afirma. Baumhart apresentou números que mostram a quitação dos projetos votados durante os últimos quatro anos. Segundo ele, isso dá credibilidade para o programa avançar e continuar funcionando.
Conforme ele, a partir de agora, serão realizadas assembleias microrregionais para debater os projetos que serão incluídos na cédula de votação. As dez propostas da cédula serão definidas em uma reunião regional no dia 29 de maio.
“Cada eleitor poderá escolher um projeto, e os quatro mais votados receberão 25% dos recursos”, relata. Baumhardt ressalta que essa foi uma decisão do Codevat, e que cada Corede define como serão distribuídos os recursos.
De acordo com o coordenador, o Vale do Taquari é um dos Coredes mais organizados do estado graças à parceria com a Univates e os governos municipais da região. Ele acredita que esse planejamento facilita o sucesso do programa na região.
Projetos microregionais
Presidente do Codevat, Cíntia Agostini afirma que uma das intenções é definir propostas que sejam microrregionais, portanto, capazes de beneficiar diversos municípios. Segundo ela, a região sempre consegue fazer um processo maduro, bem representativo e de discussão qualificada.
“Estamos no mínimo incentivando a participação nesse processo que regionaliza recursos do Estado.”
Reuniões microrregionais
* Microrregião 1 (Taquari, Tabaí, Bom Retiro do Sul, Paverama e Fazenda Vilanova)
Data: 18/5, às 9h
Local: auditório da prefeitura – Fazenda Vilanova
* Microrregião 2 (Estrela, Teutônia, Poço das Antas, Westfália, Colinas e Imigrante)
Data: 9/5, às 19h
Local: Estrela (local a definir)
* Microrregião 3 (Cruzeiro do Sul, Santa Clara do Sul, Lajeado, Forquetinha, Arroio do Meio e Capitão)
Data: 15/5, às 9h
Local: escola Guararapes – Arroio do Meio
* Microrregião 4 (Sério, Canudos do Vale, Progresso, Pouso Novo, Travesseiro e Marques de Souza)
Data: 14/5, às 19h
Local: escola Ana Neri – Marques de Souza
* Microrregião 5 (Encantado, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados)
Data: 9/5, às 14h
Local: Encantado (local a definir)
* Microrregião 6 (Nova Bréscia, Coqueiro Baixo, Relvado, Doutor Ricardo, Anta Gorda, Putinga, Ilópolis e Arvorezinha)
Data: 7/5, às 14h
Local: auditório da prefeitura – Doutor Ricardo
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br