A manutenção dos espaços externos de uma casa pode ser um desafio para quem não é especialista e deseja ter um lindo jardim. Então, entra em cena o paisagista, que pode transformar esse espaço ao analisar as características do terreno.
De acordo com a arquiteta paisagista, Luciane Massaro, leva-se em conta a topografia, orientação solar e pontos a evidenciar ou disfarçar na casa, para só então definir as atividades e as plantas que serão colocadas na área externa.
Para Luciane, o paisagismo residencial ocorre em de-corrência da falta de áreas verdes de qualidade nas cidades. “A proximidade das plantas gera o aumento da qualidade de vida, trazendo saúde e ânimo. Cria-se um microclima no espaço, tornando-o mais agradável”, aponta.
Jardim tropical
Existem estilos de jardim que vão atender a perfil de diferentes clientes. “Entre eles, cito o jardim tropical que tenta recriar a natureza utilizando nossas matas como fonte de inspiração”, diz Luciane. Nesse estilo, as plantas nativas são mais utilizadas por terem facilidade em se desenvolver e pouca necessidade de manutenção.
Estilos estrangeiros
Em contraponto, estilos europeus criam cenários românticos com esculturas, vasos decorativos, cercas-vivas moldadas e espécies anuais, ou seja, menos duradouras e que necessitam de substituição periódica. “Outro estilo que vale a pena ser apontado é o mediterrâneo, cujas plantas necessitam menos água, solo pobre e bastante luz, gerando pouca preocupação e custo para manter o espaço” indica Luciane.
Espaços pequenos
Se engana aquele que pensa que só quem mora em casa tem a oportunidade de ter natureza no dia a dia. Com criatividade, é possível criar um pequeno oásis em espaços pequenos, como a sacada de um apartamento, por exemplo. “Vasos, floreiras, jardins verticais e hortas de temperos e chás são opções a serem consideradas para deixar ambientes mais aconchegantes”, indica.
Galeria de fotos
Vegetação interna
Uma pesquisa da Universidade de Queensland descobriu que um escritório decorado com plantas pode aumentar em até 15% a produtividade dos funcionários. Outro estudo da Universidade do Texas mostrou que investir no verde pode ter grande efeito sobre a felicidade dos trabalhadores. “Para aquelas pessoas que mal têm tempo de ficar em casa, existe a possibilidade de levar a natureza para dentro de ambientes corporativos”, diz Luciane.