Tem algo martelando na minha cabeça

Opinião

Raquel Winter

Raquel Winter

Professora e consultora executiva

Tem algo martelando na minha cabeça

Por

Festejar o aniversário é uma das coisas que eu mais gosto de fazer. Festejo do jeito que der, mas, se possível, perto das pessoas mais queridas para mim. Se não consigo reuni-las de uma só vez, não tem problema, organizo mais momentos que possibilitem o festejo. Acordo ansiosa, esperando as mensagens, ligações e abraços. Pareço criança! Adoro!
Mas foi depois de completar meus 40, que experimentei um dos aniversários mais divertidos e do qual me lembrei quando, revisitando algumas memórias, encontrei fotografias da incrível festa de São João, que ocorre anualmente na cidade do Porto. É a maior festa religiosa em homenagem ao santo que acontece em Portugal e certamente uma das mais tradicionais da Europa. Cheia de curiosidades, em nada se parece com as festas juninas que conhecemos.
As ruas da cidade do Porto ficam decoradas e cheirando à sardinha assada na brasa que, assim como o caldo verde, está no cardápio mais do que típico. Cada estabelecimento comercial escolhe o tipo de música que desejar. Não há um estilo definido para a ocasião e se em uma rua ouvimos fado na rua ao lado poderemos encontrar rock, hip hop ou que pudermos imaginar. Então a curtição é garantida.
[bloco 1]
Calçando um tênis e com segurança total, você pode atravessar a madrugada caminhando ladeira acima ou abaixo e apreciar a diversidade musical, tomar bons vinhos e ainda delirar com a vista do Rio Douro e suas embarcações que cortam as águas de um lado para o outro, cheias de gente feliz.
Quando chega a meia-noite, o céu fica colorido com centenas de balões que dançam ao vento e não sei como não incendeiam aquelas centenas de casas ribeirinhas sem era nem beira. Sensacional. Mas o melhor da festa é algo inimaginável. O ponto alto da festa está nas marteladas. Sim, você leu certo, marteladas. É tradição há sei lá quanto tempo.
Famílias inteiras caminham pelas ruas com leves e barulhentos martelos de brinquedo e dão marteladas nas cabeças uns dos outros, sem o menor constrangimento. É surreal. Tenta visualizar: lá vem um cidadão andando em sua direção, alguém que você nunca viu na vida e pá! Você dá e leva uma martelada na cabeça! E acha graça! E dá gargalhadas! E repete isso por horas!
Qual o significado dessa brincadeira? Essa pergunta é que permanece martelando na minha cabeça! Ninguém soube me dizer. Só sabem que crianças de 0 a 100 anos passam horas martelando cabeças e dando risadas. Sóbrias risadas.

Acompanhe
nossas
redes sociais