Chocolate, como resistir?

Saúde

Chocolate, como resistir?

A nutricionista Simone Spellmeier dá dicas de como continuar saudável sem precisar parar de comer o doce

Chocolate, como resistir?

Passada a Páscoa, a maioria das casas está com o estoque de chocolate farto, assim como o apetite da família. Mesmo seam fome, para muitas pessoas passar por uma cesta cheia de doces desperta vontade de comer em qualquer hora do dia, não é verdade? Não faltam truques para deixar de cair nas tentações do doce mais famoso da Páscoa.

De acordo com a nutricionista Simone Spellmeier, o cuidado ao escolher o tipo de chocolate é determinante para a manutenção da saúde e do peso, sendo que o consumo desenfreado pode levar a uma certa dependência do doce. “Existem ingredientes viciantes que dificultam a redução do consumo de chocolate depois da Páscoa, como o açúcar, a gordura e a cafeína”, diz.

voce_07

Tipo de chocolate a escolher:

• Procure chocolate livre de gordura trans (gordura vegetal hidrogenada).
• Chocolate que tenha manteiga de cacau na lista de ingredientes no lugar da gordura vegetal.
• Quanto mais cacau, menos açúcar o chocolotate terá. O ideal são os chocolates acima de 70%. Se você nunca provou um com maior percentual de cacau, inicie pelo meio amargo.
• Lembre-se, chocolate ao leite têm mais gordura e açúcar.
• Evite o chocolate branco, pois tem pouca manteiga de cacau, muita gordura e açúcar. É tipo mais gorduroso.

voce_071

Como comer menos chocolate

Para o professor de Inglês, Diéfer Gregory, o autocontrole é essencial na hora de maneirar no consumo de doces. “Se eu ver o doce, tenho vontade de comer, mas sei que não posso considerar isso como uma necessidade. Geralmente tenho barras de chocolate amargo em casa e elas chegam a durar mais de um mês”, relata.

Caroline Sulzbach também evidencia a importância do autocontrole. “Logo após a Páscoa, que tenho chocolate em abundância, preciso ficar consciente e controlar a quantidade diária. Eu não deixo de comer porque sei que é possível se regrar, precisando ter força de vontade. O autocontrole deve existir todos os dias, independentemente da Páscoa”, afirma a professora.

voce_072

Conforme a nutricionista, é necessário apreciar o chocolate, sentir o aroma e sabor e não ter pressa em comê-lo. “Deixe a iguaria derreter na boca. Assim você conseguirá sentir melhor o verdadeiro sabor do chocolate e ficará saciado com menor quantidade”, indica.

De acordo com Simone, o chocolate também traz benefícios à saúde como os antioxidantes que protegem o coração, previne o câncer, melhora a pressão arterial. “O chocolate também aumenta a produção de serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar, contribuindo para diminuir ansiedade e depressão. Isso explica porque as pessoas procuram o chocolate quando estão tristes ou deprimidas”, relata.

Quanto eu devo comer?

Uma dica simples pode ajudar na hora de saber quando é hora de parar. “Utilize o dedo indicador como medidor da quantidade adequada. Se você é uma pessoa grande, poderá comer mais chocolate, proporcionalmente ao seu tamanho”, explica.

E para quem está com o estoque cheio, uma solução é armazenar na geladeira ou congelar. “Isso aumentará a validade, permitindo que você coma aos poucos, sem afobação. Se possível, divida com amigos e familiares”, indica a nutricionista.

voce_073

Xii, exagerei! E agora?

– Volte à sua rotina alimentar, incluindo mais
alimentos saudáveis;
– Aumente o consumo de frutas e vegetais.
Os vegetais verdes auxiliam na detoxificação devido à clorofila;
– Faça refeições leves, sem frituras e gorduras de má qualidade;
– Diminua o consumo de outros alimentos com açúcar e substitua-os por frutas doces, tâmara e outras frutas secas, melado e mel;
– Aumente o consumo de água, pois proporciona a desintoxicação natural do corpo;
– Suco detox é uma boa opção pois auxilia a limpeza do organismo junto com a água.

Acompanhe
nossas
redes sociais