Negócio de caminhões em alta

Carga Pesada

Negócio de caminhões em alta

Foram emplacadas 14.669 unidades entre janeiro e março

Negócio de caminhões em alta

A venda de caminhões novos subiu 51,7% no primeiro trimestre, informou a associação das concessionárias (Fenabrave). Foram 14.669 unidades emplacadas de janeiro a março, enquanto no mesmo período do ano passado o setor havia alcançado 9.671 unidades.

“Os fatores que levaram à alta foram a demanda do agronegócio e também o crescimento da construção civil”, explica Sérgio Zonta, vice-presidente da Fenabrave para Caminhões.

O bom desempenho fez a entidade rever as projeções de alta para o setor. No início do ano, era previsto um crescimento de 9,5% ao fim de 2018, mas a alta foi revista para 17%, o que faria o segmento chegar a 60.919 caminhões.

“A previsão das montadoras é de um crescimento de mais de 20%, mas a capacidade de produção está baixa com alguma dificuldade de receber dos fornecedores, por isso, estamos mais cautelosos”, afirma Zonta.

Em março, as vendas de caminhões chegaram a 5.969 unidades, o que representa alta de 44,9% em relação a março de 2017 e de 45,34% em relação a fevereiro.

Extrapesados

O segmento que continua puxando a alta na venda de caminhões é o do extrapesados, que levam cargas acima 30 toneladas. “O uso desses caminhões neste momento está sendo mais acentuado. E as fábricas não estavam preparadas para uma venda tão acentuada neste primeiro trimestre”, diz.

De acordo com a entidade, no início do ano, os extrapesados representavam 30% do segmento de caminhões. Agora somam cerca de 38%.

Acompanhe
nossas
redes sociais