Jogo disputado, muitos cartões, gols e um herói improvável. Esses foram os ingredientes da final do municipal de Paverama. Após ter perdido o primeiro duelo por 4 a 1, o Internacional deu o troco no Independente e se tornou o primeiro time do Vale do Taquari a levantar a taça de campeão municipal.
Mesmo com a vantagem do empate, o Independente entrou em campo decidido a liquidar logo a fatura. Aos 13 minutos, Emerson Vargas cruzou e Nata, de cabeça, abriu o placar. Pouco depois, em bela jogada individual, Emerson Vargas ampliou o marcador. Após o gol, o goleiro Ventania sentiu lesão e deixou o campo. Sem goleiro reserva, o treinador do Internacional mandou o lateral-esquerdo Léo Borba para o gol.
Precisando fazer três gols para levar a decisão do título as penalidades, o Internacional foi para cima e, aos 45minutos, descontou com Fernando.
Aos 5 minutos do segundo tempo, o Inter empatou. Bolida bateu falta, o goleiro Roger saiu mal e Kiki tocou de cabeça para o gol vazio. Pouco depois, Pipoca, também de cabeça, fez o 3 a 2 para o Internacional. Aos 26 minutos, Marquinhos fez o 4 a 2 e liquidou o jogo.
Com o resultado, a decisão foi para as penalidades e a estrela de Léo Borba brilhou. Sem qualquer atuação no gol, ele defendeu a cobrança de Mateus Alves de Borba e ainda converteu a sua. Decretou a vitória por 4 a 3.
Arroio do Meio
Depois de ter se classificado na última rodada, o Amigos voltou a vencer o Rui Barbosa, dessa vez por 3 a 2. Está a um empate de se garantir para final. A partida da volta ocorre no dia 22. Na próxima semana, jogam Esperança e Sete de Setembro.
Progresso
O Cruzeiro, de Tiririca, é o primeiro finalista. O time venceu o Achados e Perdidos por 2 a 1 e agora aguarda o vencedor do confronto entre Flamengo, de Cabeceira de Tocas, e Cruzeiro, de Alto Honorato.
Lajeado
A três rodadas do fim da primeira fase, União Carneiros e União Santo André são os primeiros classificados às semifinais. No domingo, os times venceram o Jardim do Cedro e Internacional.
Teutônia
Todos os classificados às quartas de final foram definidos no fim de semana. No confronto direto na chave A, o empate em 0 a 0 classificou o Ribeirense e eliminou o Avante. Já no grupo B, o Bangu venceu o União e ficou com a última vaga. Na aspirante, Boa Vista e Bangu foram eliminados.