Um dos principais eventos de qualificação empresarial do Vale do Taquari, o Reload Sindilojas chega à sexta edição com novo formato, mas mantendo a tradição de instigar a inovação. Com o tema “Ser no presente é estar no futuro”, instiga a reflexão sobre os desafios e oportunidades do varejo.
De acordo com a coordenadora do Reload 2018, Erica Klein, uma das mudanças deste ano foi a realização do evento apenas durante o dia. “Percebemos que as palestras noturnas não tinham tanto resultado, porque as pessoas querem ficar com a família nesse horário, ainda mais depois de um dia inteiro de evento.”
Outra medida foi trazer uma palestra sobre economia para o horário do almoço, assegurando a participação de pessoas que não podem sair dos compromissos em horário comercial. A palestra-almoço que abre o evento é com a economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo.
Ela dará detalhes sobre o processo de recuperação econômica do país e apontará as perspectivas da Fecomércio para inflação, taxa de juros e emprego, levando em consideração o período eleitoral e suas consequências.
Segundo a palestrante, é preciso se adaptar a uma realidade em que produtos e serviços duelam pela preferência do consumidor enquanto dividem espaço no orçamento com alternativas inovadoras como Netflix, Spotify e Uber.
O evento terá ainda três workshops simultâneos e a palestra de encerramento com Dado Schneider.
Perfil do novo profissional
Pós-graduado em Marketing pela Ufrgs e doutor em Comunicação pela PUC-RS, Dado Schneider é um dos principais especialistas e palestrantes do país. Ele abordará as transformações motivadas pela avanço da tecnologia e da influência da internet na vida das pessoas, trabalhadores e dos negócios.
Conforme Schneider, o mundo passa por uma mudança de era, cujo impacto no varejo foi percebido mais a partir do amadurecimento da internet. Segundo ele, há cerca de dez anos iniciou uma revolução na forma de se consumir, que deu origem a uma visão equivocada da relação entre lojas físicas e plataformas on-line.
“O varejo tem que entender que eles não são concorrentes, e sim complementares”, afirma. Para ele, o consumidor continua sendo seduzível como sempre foi, mas estaá mais disperso, exigindo uma reinvenção das empresas para que elas possam ser percebidas nesse novo mercado.
Ao profissional do século XXI, alerta sobre a necessidade de se ajustar a esse novo modelo, que elimina os organigramas verticais e horizontalizados em troca de estruturas em rede, que aproximam a cúpula e a base das organizações.
6º Reload Sindilojas
• Data: amanhã, dia 11
• Local: Weiand Hotel, Lajeado
• Tema: Ser no presente é estar no futuro
• Início: 11h45min
Valor inscrições
• Palestra-almoço – Associado R$ 55, não associado R$ 65
• Workshops – Associado R$ 49, não associado R$ 59
• Palestra-encerramento – Associado R$ 68, não associado R$ 78
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br